Adicionar a Favoritos
RSS
transparent
Notícias Curso vai mostrar a importância do uso de internet na propriedade agrícola
Curso vai mostrar a importância do uso de internet na propriedade agrícola PDF Imprimir E-mail
Qua, 23 de Fevereiro de 2011 17:19
uso do computadorFornecer informações sobre os usos da internet no meio rural é o objetivo do curso "Internet na propriedade agrícola" que o Instituto Agronômico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (IAC/Apta/SAA) realiza no dia 25 de fevereiro, das 8 horas às 17h30, no Centro de Engenharia e Automação (CEA), em Jundiaí. O curso, gratuito, é direcionado a profissionais das ciências agrárias, proprietários rurais, administradores e gerentes de áreas agrícolas.

Cerca de 20,6 mil unidades de produção agropecuária (UPAs) utilizam computador no Estado de São Paulo, o que significa 6,35% do total de imóveis rurais (324, 6 mil). Destas, 19,36 mil (5,96%) acessam internet, de acordo com o Censo Agropecuário do Estado (Lupa) mais recente (2007/08).

A internet é, antes de qualquer coisa, um acervo de informações, diz o pesquisador do IAC Moisés Storino, um dos coordenadores do evento. "A internet pode oferecer alternativas rápidas e mais econômicas para atingir as metas pretendidas."

São informações e dados que vão de textos técnicos até noções comerciais. O pesquisador lembra que todos os grandes centros de pesquisa possuem sites com informações técnicas à disposição do público e sem qualquer custo.

Por meio da internet, o produtor rural pode visualizar cotações de produtos ou até mesmo serviços e tendências do meio agrícola. Informações meteorológicas estão disponíveis 24 horas e em tempo real, dando agilidade para alertas de chuvas fortes ou geadas, informa Storino. "É um dinamismo que leva à prevenção e ajuda na tomada de decisão."

Importante meio de comunicação, a internet liga produtor, fornecedor e consumidor. Ferramentas como e-mail, MSN e Skipe possibilitam não só a comunicação, mas também o gerenciamento de dados agrícolas. Fóruns de discussão transformam o agricultor, antes passivo, em um usuário ativo e difusor de informação.

O produtor passa a ser responsável por sua própria publicidade. A internet permite exposição por meio dos mais diversos canais de comunicação e redes sociais sem qualquer custo.

Toda essa tecnologia já está disponível no Brasil, mas ainda é pouco difundida. O uso é intenso em países como Estados Unidos, Japão, Coréia do Sul, Israel e vários membros da União Europeia.

Por reconhecer as vantagens do uso da internet, o IAC promove ações de interesse científico e tecnológico com o objetivo de apresentar ao produtor as inúmeras possibilidades que a rede é capaz de oferecer. Nesse sentido, o curso "Internet na propriedade agrícola" inclui em sua programação ferramentas e serviços simples que já podem ser acessados gratuitamente.

O endereço do CEA/IAC é rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, km 65, Jundiaí. A programação completa do curso está disponível em http://www.apta.sp.gov.br/cursos_eventos1.php?id=1240. (Texto: Assessoria de Imprensa do IAC/ Assessoria de Comunicação da Apta)

INFORMAÇÕES:
Assessoria de Comunicação da Secretaria
Tel: (11) 5067-0069
Euzi Dognani/Adriana Rota/Nara Guimarães
Patrícia Aparecida da Silva (estagiária)

Assessoria de Comunicação da Apta
José Venâncio de Resende
(11) 5067-0424

Assessoria de Imprensa do IAC
Carla Gomes
Raquel Hatamoto (estagiária)
(19) 2137-0613/16

 

links relacionados

Desenvolvido pela TI Admin
Copyright © 2012. AgriculturaSP. Designed by Shape5.com