Adicionar a Favoritos
RSS
transparent
Notícias CDA realiza encontro técnico sobre Seringueira em Barretos
CDA realiza encontro técnico sobre Seringueira em Barretos PDF Imprimir E-mail
Ter, 22 de Novembro de 2011 15:51

seringueiraA Secretaria de Agricultura e Abastecimento, através da CDA - Coordenadoria de Defesa Agropecuária, realiza nos dias 24 e 25 de novembro em Barretos-SP, o II Encontro Técnico de Heveicultura, com o objetivo de discutir e atualizar informações sobre a cultura. O evento contará com a presença de Mônika Bergamaschi, secretaria da pasta e dos maiores especialistas em seringueira do país. 

Com mais de 80.000 ha de seringueiras, o estado de São Paulo contribui com 55% da produção de borracha natural produzida no Brasil, evidenciando a crescente importância no suprimento de borracha para a indústria nacional, conferindo ao Estado a condição de primeiro produtor de borracha natural do Brasil. 

Segundo Paulo Fernando de Brito, diretor do Escritório de Defesa Agropecuária de Barretos e coordenador do evento “os palestrantes trarão informações importantes sobre o mercado da borracha natural, pragas e doenças e informações recentes da pesquisa sobre produção de mudas, pois o setor passa por um bom momento, proporcionando boa produtividade aos produtores”. 

A ficha de inscrição e todas as informações estão disponíveis no site da Coordenadoria de Defesa Agropecuária – www.cda.sp.gov.br. O II Encontro Técnico de Heveicultura tem o apoio da Unifeb, Unesp Jaboticabal, Unesp Botucatu e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Barretos e será realizado no anfiteatro “Jorge Andrade” da Unifeb. 

A REGIÃO – Na região de Barretos a seringueira é uma cultura tradicional e tem importância econômica e histórica, pois está presente na região desde 1960. Merece destaque o fato de ser a única cultura que não perdeu área para a cana de açúcar nos últimos dez anos. 

Na área do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Barretos que atende 18 municípios existem 4,2 milhões de pés de seringueira, perdendo apenas para as regionais São José do Rio Preto e General Salgado. O município de Barretos produz 1,4 milhões de pés. A seringueira é uma grande opção pra os produtores rurais, possibilitando alternativa de diversificação de cultivo e boa rentabilidade ao produtor. Segundo Brito, o valor médio recebido pelo produtor em outubro foi de R$3,50 o quilo do coágulo. 

PROGRAMAÇÃO 

24 de Novembro 

08h00             Inscrições
09h00             Cerimônia de Abertura do Evento – Heinz Otto Hellwig – Coordenador da Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo 

09h45             “Produção de Mudas de Seringueira em Viveiro Suspenso” – Dr. Ailton Vitor Pereira – Embrapa Goiânia/GO 

10h45             “Adubação da Cultura da Seringueira” – Ondino Cleante Bataglia – Consultoria Agronômica Campinas/SP 

14h00             “Formação de Mudas de Seringueira em Bancadas – Relato do Viveirista” - José Gilberto Pratinha – Viveirista de Paranavaí/PR 

14h30             “Nematóides na Cultura da Seringueira – Prevenção é Fundamental” – Prof. Dr. Pedro Luiz M. Soares – UNESP Jaboticabal/SP 

16h00             “Manejo de Doenças do Seringal” – Prof. Dr. Edson Luis Furtado – UNESP Botucatu/SP 

17h30             Debates

25 de Novembro 

08h00             Mônika Bergamaschi – Secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

08h20             "Implantação da Cultura da Seringueira" - Marcos Silveira Bernardes - ESALQ USP Piracicaba/SP 

09h20             "Propostas para Regulamentação da Produção de Mudas de Seringueira" – Paulo Fernando e Brito EDA Barretos – Coordenadoria de Defesa Agropecuária/ SAA São Paulo 

10h45             "Manejo de Pragas do Seringal" – Marineide Rosa Vieira – UNESP Ilha Solteira/S 

14h00             "Nutrição e Exploração da Seringueira" – Adonias       de Castro Virgens Filho - CEPEC - MAPA Itabuna/Bahia 

15h30             "Perspectivas para o Mercado de Borracha Natural" – João de Almeida Sampaio Filho - Economista Empresário Rural / Sociedade Rural Brasileira 

16h30             Debates 

17h00             Encerramento 

SERVIÇO:

II Encontro Técnico de Heveicultura
Data: 24 e 25 de novembro de 2011
Horário: das 08 às 18 horas
Local: Anfiteatro “Jorge Andrade” Unifeb/Barretos, Av. Prof. Roberto Frade Monte, 389 – Bairro Aeroporto, Barretos – SP (em frente ao North Shopping Barretos).

Texto: Teresa Paranhos 

INFORMAÇÕES 

Assessoria de Comunicação da CDA
Teresa Paranhos
Tel.: (19) 3045-3350 

Assessoria de Comunicação da Secretaria
Marina Mantovani/Adriana Rota/Nara Guimarães
Tel.: (11) 5067-0069

 

links relacionados

Desenvolvido pela TI Admin
Copyright © 2012. AgriculturaSP. Designed by Shape5.com