|

Uma avaliação de desempenho dos primeiros 12 meses do Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf) será apresentada em evento no dia 12 de maio (quarta-feira), às 10 horas, em Monte Alegre do Sul, com uma novidade: a implantação de um programa de diagnóstico, manejo e monitoramento da qualidade da água em propriedades de cultura de hortaliças, flores e frutas.
O Prosaf é desenvolvido pelo Instituto Biológico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (IB/Apta) em parceria com o Polo Leste Paulista/Apta e a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.
Iniciado no Polo Leste Paulista (com sede em Monte Alegre do Sul), o Prosaf será expandido para as regiões de Mogi das Cruzes e Suzano. Essa nova fase vai abranger o treinamento dos técnicos da assistência técnica e da extensão na reciclagem das tecnologias em sanidade animal e vegetal (manejo de pragas e doenças das culturas, manejo das doenças dos animais, diagnósticos ambientais). Já a expansão para outras regiões objetiva atender outras demandas dos produtores.
Um exemplo é o monitoramento da qualidade da água (diagnóstico e manejo), já em andamento nos municípios de Mogi das Cruzes e Suzano. Nesse caso, o programa atende à necessidade dos agricultores quanto ao manejo da água para fins de licenciamento ambiental e certificação de lavouras de agricultura convencional e orgânica.
Em Mogi das Cruzes, por exemplo, cerca de 20 agricultores já foram atendidos pelo IB na realização de diagnóstico da qualidade da água, dentro de um projeto de políticas públicas (Agroagua). Os agricultores aderiram ao Prosaf passam agora à fase de manejo das águas, dando continuidade ao trabalho de sanidade ambiental na agricultura familiar na região do Alto Tietê.
Também este ano, no Polo Leste Paulista, será realizado um programa de diagnóstico da qualidade da água, a fim de se chegar a um mapeamento dos possíveis problemas e propor técnicas de manejo, trazendo para esse setor a possibilidade de uso sustentado de recursos naturais. Essas ações somam-se a outros esforços do IB junto a produtores rurais, no sentido de promover a sanidade e a sustentabilidade da agricultura familiar paulista.
O PROSAF - O programa atende um importante segmento na produção de alimentos, o dos agricultores familiares. “A agricultura familiar é da maior importância na economia do Estado, pois em 70% dos municípios predominam as pequenas unidades de produção agropecuárias e em sua maior parte explorada pela mão-de-obra familiar”, diz o pesquisador Miguel Francisco de Souza Filho, que coordena o Prosaf.
Neste primeiro ano de Prosaf foram realizados diagnósticos dos principais problemas sanitários - pragas e doenças - tanto na área animal quanto na vegetal. Miguel cita como exemplo a cultura do chuchu, que contribui significativamente na economia da região do município de Amparo. “Depois de analisar essas informações, realizamos um evento junto aos produtores dessa cadeia produtiva no intuito de capacitar e informar com relação ao manejo de pragas e doenças que ocorrem nessa cultura.”
O evento será na sede do Polo Leste Paulista - Estrada Vicinal Nelson Taufic Nacif, quilômetro 3, Monte Alegre do Sul.
INFORMAÇÕES: Assessoria de Comunicação da Secretaria Tel.: 11 5067-0069 Euzi Dognani/Adriana Rota/Nara Guimarães Patrícia Aparecida da Silva (estagiária)
Assessoria de Comunicação da Apta José Venâncio de Resende Maitê Laranjeira/Eliane Cristina da Silva (estagiárias) Tel.: 11 5067-0424
Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com/
www.delicious.com/agriculturasp
http://www.orkut.com.br
|