Apostila orienta agricultores familiares sobre controle de parasitas na alface. Baixe grátis

Postado em: 12/07/2017 ás 14:50 | Por: Hélio Filho

Material é grátisUm dos vegetais mais comuns na mesa dos brasileiros, a alface é tema da apostila “Nematoides Parasitos da Alface”. Gratuita, a publicação faz parte do Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (Prosaf), desenvolvido pelo Instituto Biológico (IB) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e pode ser baixada clicando aqui.

Os responsáveis pelo material são os pesquisadores científicos do IB Cláudio Marcelo Gonçalves de Oliveira e Juliana Magrinelli Osório Rosa, coordenados pela pesquisadora Harumi Hojo. Eles abordam temas importantes como manejo integrado de nematoides, rotação de cultura, controle químico e cultivares resistentes.

Outro ponto é o controle preventivo de parasitas. “As medidas preventivas são sempre mais eficientes e econômicas que os tratamentos curativos. Incluem-se o uso de mudas de alface isenta de nematoides e plantio em área não infestada, cuja informação é obtida por meio da prévia análise nematológica do solo e raízes da cultura anterior na área a ser cultivada”, lembram os autores.

Ainda de acordo com eles, “o manuseio de implementos e máquinas merece atenção especial, principalmente ao serem utilizados em áreas infestadas. Devem ser devidamente desinfestados antes de serem utilizadas em outras áreas de plantio indenes”.

“O agricultor familiar é pequeno na sua extensão, mas é intenso do ponto de vista da atividade e deve ser campeão de produtividade. Deve estar à par das inovações que surgem e é este o nosso compromisso, como sempre nos orienta o governador Geraldo Alckmin”, destacou o secretário Arnaldo Jardim.

De acordo com dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Secretaria, em 2016, o Estado de São Paulo produziu 14.199.352 engradados de 9 dúzias de alface.

Por Hélio Filho