Comissão Regional de São Carlos elege novos representantes para fortalecer ações de segurança alimentar e nutricional

Postado em: 20/09/2017 ás 11:19 | Por: Vinicius Matheus

O processo eleitoral está sendo realizado nas 16 Comissões Regionais do Estado durante o mês de setembroOs novos representantes do poder público e da sociedade civil para a composição da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional (Crsans) Central e os membros da sociedade civil que representarão a região no Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento paulista, foram eleitos na última quarta-feira (13) para assumir as atividades no biênio 2017/2019. A reunião foi acompanhada pelo secretário-executivo do Consea/SP, José Valverde Machado Filho, e a diretora-executiva Rudineia Carla Augusto.

A assembleia regional, realizada na Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) de São Carlos, garantirá que os 26 municípios que compõem a regional participem da elaboração das políticas públicas direcionadas à área de segurança alimentar e nutricional.

São eles: Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Borborema, Cândido Rodrigues, Descalvado, Dobrada, Dourado, Fernando Prestes, Gavião Peixoto, Ibaté, Ibitinga, Itápolis, Matão, Motuca, Nova Europa, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, Rincão, Santa Enerstina, Santa Lúcia, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos, Tabatinga, Taquaritinga, Trabiju.

De acordo com o secretário-executivo do Consea/SP José Valverde Machado Filho, o processo eleitoral, que está sendo realizado nas 16 Comissões Regionais do Estado durante o mês de setembro, é democrático, participativo, transparente e muito importante na consolidação do sistema nacional de segurança alimentar”.

“Assim, ganha a sociedade, com uma agenda cada vez mais incrementada e difundida, e o Poder Público, que encontra nesse fórum a possibilidade de transformar as formulações de políticas em ações efetivas”, afirmou Valverde.

A comissão eleita foi composta por 12 membros, sendo oito representantes da sociedade civil e quatro do Poder Público:

Membros da sociedade civil:

1. Alberto Borsetto Neto – Sindicato Rural de Ibitinga;
  2. Celso Augusto Nigro Mazzo – Instituto Annona de Agricultura Sustentável;
  3. Djalma Nery Ferreira Neto – Associação Veracidade
  4. Ilson da Silva Duque – Associação dos Produtores Rurais Nova Santa Helena;
  5. Terezinha Pinto de Arruda – Grupo da Fraternidade Espírita Irmão Batuíra”
  6. Maria Sylvia Carvalho de Barros – Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo;
  7. Paulo Roberto Bernardo – Associação dos Moradores e Proprietários do Bairro Residencial Ecológico (AMBRERA);
  8. Paulo José Penalva Mancini – Associação de Proteção Ambiental de São Carlos (APASC)

Membros do poder público:

1. Luciana Aparecida Ferrarezi Muzatti – Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (FATEC);
  2. Fabiana Ferreira da Costa Gouvêa – Escritório de Desenvolvimento Rural de Jaboticabal (EDR/CATI);
  3. Paula Lidiana Linares Valle – Prefeitura Municipal de Tabatinga;
  4. Marcelo Mazeta Lucas – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social – Prefeitura Municipal de Araraquara.

Representantes da Crsans Central/São Carlos no Consea/SP

Sociedade civil:

Terezinha Pinto de Arruda (conselheiro Titular da sociedade civil)

Celso Augusto Nigro Mazzo (conselheiro Suplente da sociedade civil)

Sobre as Crsans

As Comissões Regional de Segurança Alimentar e Nutricional (Crsans) são instâncias descentralizadas e participativas integrantes da estrutura organizacional do Consea/SP, de composição proporcional de 1/3 de representantes do poder público e 2/3 de representantes da sociedade civil.

Foram instituídas nas 16 regiões administrativas do Estado e constituem um espaço democrático para a discussão e análise das políticas e programas que envolvam a segurança alimentar e nutricional (SAN) e o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) de suas respectivas regiões.