Secretaria de Agricultura fomenta o debate sobre segurança alimentar na região de Campinas

Postado em: 20/03/2017 ás 17:28 | Por: Paloma Minke

Equipe do Conse-SP realizou várias atividades na região de Campinas nos dias 16 e 17 de marçoA Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar Nutricional e Sustentável (Consea-SP), promoveu na região de Campinas, nos dias 16 e 17 de março de 2017, debates e atividades com os gestores públicos e a sociedade civil para intensificar as ações locais e a integração com o Estado para ampliar as medidas de segurança alimentar.

No dia 16, a equipe do Consea-SP se reuniu com o prefeito municipal de Araras, Pedro Eliseu, para debater a reativação do Conselho Municipal de segurança alimentar.

No dia 17, o Consea-SP organizou uma reunião da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – CRSANS com representantes dos municípios de Campinas, Rio Claro, Jundiaí, Cordeirópolis, Hortolândia, Sumaré, Leme, Pedreira, Indaiatuba e Limeira, para falar sobre as ações de fomento à agricultura familiar e de melhorias da qualidade do abastecimento de alimentos.

A reunião teve a participação da diretora-geral substituta do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) da Pasta, Eloísa Garcia, e do diretor do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional de Campinas, Domis Lopes. Para o diretor, a reunião possibilitou apresentar as ações de sucesso realizadas no município, ressaltando a necessidade do apoio do Conselho Estadual. “O Governo paulista está realmente comprometido com o fortalecimento das comissões regionais. Estou entusiasmado com a forma clara de trabalho com que o grupo estadual tem nos orientado”, afirmou Lopes.

Visita ao Banco Municipal de Alimentos, que serviará de modelo para elaboração de políticas públicas de segurança alimentar no EstadoEm seguida, o secretário executivo do Consea-SP, José Valverde Machado Filho, acompanhado da diretora Rudineia Carla Augusto, conheceram o Banco Municipal de Alimentos, que servirá de modelo para a formulação de políticas de segurança alimentar no Estado, na companhia do diretor presidente das Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa Campinas), Wander de Oliveira Villalba, e da coordenadora do Banco de Alimentos, Bruna De Angelis. Também no município, a equipe realizou reunião técnica no Departamento de Segurança Alimentar de Campinas.

As atividades na região se encerraram em Jundiaí, com reunião com o secretário de Agricultura, Eduardo Alvarez, e representantes das Secretarias de Educação, Assistência Social e do Consea Municipal, com o objetivo de alinhar a reativação do conselho de segurança alimentar local.

De acordo com Valverde, a ação na região de Campinas foi muito produtiva para a formulação das políticas públicas de segurança alimentar. “O objetivo é fortalecer a segurança alimentar no âmbito da assistência social, da saúde pública e da agricultura, realizada em harmonia com o meio ambiente”, afirmou.

“A integração entre o Poder Público e a sociedade é fundamental para intensificar as ações de segurança alimentar no Estado de São Paulo. Nossa ação está alinhada às diretrizes do governador Geraldo Alckmin para a Pasta, de zelar pela saudabilidade dos alimentos e apoiar o pequeno produtor e o agricultor familiar”, disse o secretário Arnaldo Jardim.

Por: Paloma Minke