Secretário de Agricultura Arnaldo Jardim apresenta sistema de acesso às compras públicas a produtores de Guarantã

Postado em: 17/07/2017 ás 16:28 | Por: Paloma Minke

Os produtores rurais do município de Guarantã receberam informações para ampliar o acesso aos editais de compras públicas do Estado de São Paulo, podendo garantir o aumento de produtividade e de renda. De acordo com a legislação vigente, 30% das compras feitas pela administração pública devem ser provenientes da agricultura familiar, com o fornecimento de alimentos a prefeituras, escolas, penitenciárias e outras instituições.

Em reunião realizada no último dia 13, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, acompanhado do prefeito do município Claudio Trindade falou sobre o sistema de Compras Públicas da Agricultura Familiar, ferramenta eletrônica criada pela Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), ligada à Pasta, para facilitar o acesso aos editais paulistas.

"Por meio do sistema, sabemos, por exemplo, onde há cooperativas que produzem bananas, e enviamos aos produtores a informação sobre os editais de compra daquele produto que estão em andamento”, explicou Arnaldo Jardim. O titular da Pasta destacou ainda que um sistema de apoio à elaboração de editais e um comparativo de preços estão disponíveis no site, o que permite maior transparência ao processo.

"Mesmo em período de crise na economia, devemos acreditar e fortalecer o setor. A indústria com maior conhecimento e tecnologia, capaz de fazer o Brasil ganhar mercado, se baseia no setor agropecuário, que pode ampliar a renda e fazer a diferença. Apoiar o produtor é uma diretriz do governador Geraldo Alckmin para a Pasta", disse Arnaldo Jardim.

Para o prefeito Claudio Trindade, a  reunião foi importante para esclarecer as ações da Secretaria de apoio ao produtor, como o Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II – Acesso ao Mercado. “O apoio da Secretaria tem sido fundamental para o desenvolvimento do setor”, afirmou.

Texto e fotos: Paloma Minke