Cedaf - Agricultura Familiar


Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura FamiliarConselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar - Cedaf/SP

O Conselho de Desenvolvimento da Agricultura Familiar – Cedaf/SP, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, instituído em outubro de 2008 e reorganizado em dezembro de 2015, é composto por 22 entidades, sendo 11 representantes do governo e 11 da sociedade civil, respeitando a paridade.

Sendo um espaço de participação democrática, unindo esforços dos diversos níveis de governo e da sociedade civil, que colaboram fortemente para o alcance dos objetivos pretendidos para o desenvolvimento da Agricultura Familiar no Estado de São Paulo, buscando maior efetividade, eficácia e eficiência dessas ações e propondo novas políticas que venham atender às necessidades específicas do setor. A estruturação dessas políticas se dá por meio da constituição de comitês ou grupos temáticos, específicos para cada tema.

Tendo como principais atribuições acompanhar, divulgar, analisar e avaliar no âmbito do Estado de São Paulo ações relativas ao desenvolvimento rural sustentável e solidário e à execução de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar e de reforma agrária, dentre eles:

 

Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF;

Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária - PRONATER;

Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE;

Programa de Aquisição de Alimentos - PAA;

Programa Paulista de Agricultura de Interesse Social - PPAIS;

Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista – O Banco do Agronegócio Familiar - FEAP/BANAGRO;

Programa Estadual de Regularização Fundiária – PROGRAMA MINHA TERRA;

Projeto Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável - Microbacias II - Acesso ao Mercado;

Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural;

Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF.

Banco de Images: Galeria do Flickr


 

Cati

Promove o desenvolvimento rural sustentável com programas e ações com o envolvimento da comunidade, entidades e segmentos dos negócios agro.

Prosaf - sanidade

Disponibiliza o conhecimento gerado nas áreas de sanidade animal, vegetal e ambiental; capacitando agricultores familiares com a finalidade de garantir a sustentabilidade desses negócios.

 

 

Feap/Banagro
Oferece linhas de financiamento, subvenção ao seguro agrícola e apoio ao produtor, pecuarista, pescadores artesanais, cooperativas e associações.
PPAIS

Dita a obrigatoriedade dos órgãos do Estado em empregar 30% dos recursos orçamentários destinados à aquisição de gêneros alimentícios in natura ou manufaturados.