1° Curso teórico e prático de qualidade dos cortes cárneos bovinos para o varejo e para o churrasco


de: 13/11/2018 até: 13/11/2018

1° Curso teórico e prático
QUALIDADE DOS CORTES CÁRNEOS BOVINOS PARA O VAREJO E PARA O CHURRASCO 
13 de novembro de 2018


Qualidade e praticidade para um consumidor mais exigente

Apresentação

Uma das paixões nacionais, o churrasco costuma ser uma boa pedida de integração aliada a uma refeição nutritiva, mas muita gente não sabe identificar e preparar carnes para que fiquem suculentas e saborosas. Pensando nisso, o Centro de Tecnologia de Carnes (CTC) do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) oferece em 13 de novembro pela primeira vez o curso teórico e prático “Qualidade dos cortes cárneos bovinos para o varejo e para o churrasco”, que está com inscrições abertas – valor reduzido até 26/10/2018.

No Brasil, a maioria das pessoas pensa que só picanha faz um bom churrasco, mas isso não é verdade. A carcaça bovina conta com inúmeros cortes e quando adequadamente obtidos e preparados podem nos surpreender pela maciez, suculência e sabor. Não menos importante, com custos bem mais acessíveis.

Em seis horas e meia, os participantes aprenderão sobre o mercado da carne brasileira, as influências das raças, a padronização de matérias-primas, a diferença entre os cortes cárneos, a qualidade da carne através da gordura, maciez e marmoreio, o rendimento e a precificação para cortes cárneos, e as técnicas de preparo de churrasco, com direito a churrasco de confraternização no encerramento.

Sem pré-requisito para participação, o curso será ministrado pelo consultor técnico Antonio Marchi, que possui 45 anos de experiência no Brasil e no Exterior. Proprietário da TecMeat Tecnologia em Carne, o profissional atuou como formador nacional no Carrefour, fundou a Marchi A&T Assessoria e Treinamento, onde desenvolveu o projeto “Açougue nota 10”, participou do desenvolvimento da Escola do Varejo da Associação Brasileira dos Supermercados (ABRAS), criou o projeto “Apresentação Artística no Balcão de Atendimento” e, em parceria com a Frigol, faz a implantação do projeto “Açougue Completo” em várias redes de supermercados.

Temas abordados
Horário: 8:00h às 14:30h


  • O mercado da carne brasileira
  • Influências das raças
  • Padronização de matérias-primas
  • Cortes cárneos bovinos para o mercado varejista
  • Diferença entre os cortes cárneos
  • Qualidade da carne - gordura, maciez e marmoreio
  • Rendimento e precificação para cortes cárneos
  • Técnicas de preparo de churrasco
  • Churrasco de confraternização
  • Palestrante: Antonio Marchi – TecMeat

 

Palestrante Antonio Marchi - Consultor técnico com 45 anos de experiência no Brasil e no exterior, atuou como formador nacional no Carrefour, fundador da MARCHI A&T Assessoria e Treinamento que desenvolveu o projeto AÇOUGUE NOTA 10, participou no desenvolvimento da Escola do Varejo da ABRAS – Associação Brasileira dos Supermercados, proprietário da TecMeat Tecnologia em Carne e criador do projeto APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA NO BALCÃO DE ATENDIMENTO. Em parceria com a FRIGOL faz a implantação do projeto AÇOUGUE COMPLETO em várias redes de supermercados.