“PRÊMIO APTA SEMEADOR DO FUTURO” homenageia servidores e personalidades de destaque no agro em 2023

Postado Em: 14/03/2024 - 17:13 | Autor: Assessoria de Comunicação

Em sua primeira edição, premiação ocorreu em seis categorias, contemplando nomes de dentro e fora da instituição

 

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), órgão responsável por coordenar as atividades de pesquisa agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizou, nesta quarta-feira, 13, a primeira edição do “PRÊMIO APTA SEMEADOR DO FUTURO”.  A premiação homenageou nomes que mereceram destaque no ano de 2023 por suas contribuições em prol do agro paulista e nacional.

Nessa primeira edição, o Prêmio foi distribuído em seis categorias: três internas, destinadas a servidores das instituições de pesquisa que formam a Agência, e três externas, conferidas a personalidades que vem realizando trabalhos de destaque para o desenvolvimento do agro em seus diversos segmentos.

Para o coordenador da Apta, Carlos Nabil Ghobril, o Prêmio é uma retribuição “justa e estimulante” à dedicação dos servidores. “Nossos pesquisadores e nossos servidores já recebem muitas homenagens fora da nossa casa, pelos setores onde atuam e por meio de suas associações. É importante nós também reconhecermos o seu trabalho e sua contribuição”, afirmou. Nabil mencionou ainda o papel essencial dos parceiros externos e a necessidade de também eles serem prestigiados. “É uma oportunidade de demonstrarmos o quanto reconhecemos a importância deles para a Apta”, concluiu o coordenador.

Premiando trajetórias

Vencedora na categoria “Apoio Operacional”, a servidora Sueli Fascina Crivari destacou a emoção em receber o reconhecimento. “Estou muito feliz de estar aqui hoje representando todos os funcionários de apoio operacional. Agradeço muito aos companheiros de trabalho, pelo companheirismo, amizade e dedicação”, disse. Atuando no Gabinete do Coordenador da Apta desde 2005, Sueli se dedica a tarefas administrativas e de secretariado, tendo trabalhado ao lado de diversos gestores da Agência.

Já Flávio Dutra de Resende, homenageado na categoria “Pesquisador Científico”, usou sua fala para agradecer a todos que o acompanharam em sua jornada. “Aqui eu represento a minha família, a todos os pesquisadores da Apta e, em especial, o todo o time da minha unidade de pesquisa”, ressaltou. Resende, que é pesquisador da Apta Regional de Colina, é reconhecido pelo setor de pecuária de todo o Brasil por ser coordenador do projeto Boi 777, que tem como objetivo gerar tecnologias na área de bovinos de corte e transferir os resultados ao setor produtivo. Habituado às premiações, foi escolhido, no ano passado, como um dos “Zootecnistas mais Influentes do Ano”, em evento da Associação Brasileira de Zootecnistas. “Se hoje a minha unidade é referência em pesquisa com gado de corte no Brasil, é porque as pessoas que estão lá dentro fizeram muito. Eu fui apenas o catalisador de várias ações”, agradeceu, se referindo principalmente aos funcionários de apoio atuantes em Colina.


Parceiros da Pesquisa

Desde sua criação, a Apta se destaca pela busca em atuar junto ao setor de produção, trabalhando para que as tecnologias desenvolvidas por seus institutos de pesquisa possam chegar ao campo e à mesa dos brasileiros.

Consonante a essa missão, a categoria “Destaque na Ciência e Tecnologia” premiou Chikao Nishimura, conselheiro benemérito da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT) e acionista do grupo Jacto. Detentor de grande conhecimento e experiência no agro, Chikao tem atuado, em diversas ocasiões, junto aos Institutos da Apta. Suas contribuições foram determinantes, por exemplo, para aprovação, junto à Fapesp, de três projetos de Núcleos de Pesquisa Orientada a Problemas (NPOPs) envolvendo unidades ligadas à Agência.

O empresário foi representado na cerimônia por Elvis Fusco e AIberto Issamu Honda, respectivamente superintendente executivo e conselheiro consultivo da FSNT, que lembraram da longa parceria com a Secretaria de Agricultura, ressaltando a importância de o setor privado trabalhar de mãos dadas com as entidades de pesquisa voltadas ao agro.

Também parceiro externo da Apta, a Associação de Olho no Material Escolar foi a escolhida na categoria “Destaque do Agronegócio”. A homenagem foi recebida por Ana Silvia Munhoz Blanco Araújo, uma das fundadoras. “Passamos a levar o nome das nossas instituições de pesquisa para criar pontes entre a Educação e a Pesquisa no nosso agro”, comentou Ana Silvia.

De acordo com o secretário em exercício de Agricultura e Abastecimento, Edson Fernandes, o “PRÊMIO APTA SEMEADOR DO FUTURO” cumpre um papel fundamental de valorização. “Um prêmio como esse é um dos pilares para reconhecermos o trabalho de nossas equipes de apoio, pesquisadores e entidades do agronegócio. Devemos, em um momento como esse, valorizar mais ainda os que estão no mundo da pesquisa, que vai garantir ainda mais sucesso ao nosso setor”, enfatizou. Fechando o evento, Fernandes parabenizou a todos os envolvidos.

Ocorrida no auditório do Instituto Agronômico (IAC-Apta), em Campinas, a cerimônia de entrega do primeiro “PRÊMIO APTA SEMEADOR DO FUTURO” contou com a participação dos diretores e de pesquisadores e servidores de apoio de todas as sete instituições de pesquisa vinculadas à Apta: IAC, Instituto Biológico (IB), Instituto de Economia Agrícola (IEA), Instituto de Pesca (IP), Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), Instituto de Zootecnia (IZ) e Apta Regional. Estiveram presentes ainda o subsecretário de Agricultura, Orlando de Castro, além de outros ex-coordenadores da Apta, dentre os quais, Sergio Tutui, idealizador do prêmio.

Confira a lista completa dos premiados:

 

Categoria Apoio Operacional à Pesquisa: Sueli A. Fascina Crivari (APTA)

Categoria Apoio Técnico à Pesquisa: Adriano Marcelino de Alencar (Instituto Biológico)

Categoria Pesquisador Científico: Flávio Dutra de Resende (Apta Regional de Colina)

Categoria Destaque do Agronegócio: Associação de Olho no Material Escolar - Ana Silvia Munhoz Blanco Araújo e Letícia Jacintho

Categoria Destaque na Ciência e Tecnologia: Chikao Nishimura

Categoria Destaque da Produção: Jan de Witt Lírios

 

Por

Gustavo Steffen

gsalmeida@sp.gov.br  

Núcleo de Comunicação Científica - Apta