ABIC e SINDICAFESP pretendem retomar protagonismo junto a Secretaria

Postado Em: 26/04/2023 - 18:48 | Autor: Assessoria de Comunicação

Participação no evento Sabor da Colheita no dia 27 de maio também foi pauta da reunião

A cultura do café, introduzida no Brasil no século XVIII, se disseminou pelo sudeste e sul do país, gerando enorme riqueza e recriando hábitos e costumes. E foi em 1872, que a economia cafeeira foi o fator que desencadeou o desenvolvimento que levou a capital paulista a saltar da nona cidade do Brasil até a metrópole global de hoje. Inicialmente cultivado na região do Belém, o café chegou ao Rio de Janeiro e de lá se expandiu atingindo a província de São Paulo, se consolidando como base da economia nacional nos meados do século XIX.

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (26), a secretaria de Agricultura e Abastecimento, recebeu a visita do vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Café do Estado de São Paulo - SINDICAFESP e da Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC, Edivaldo Frasson, que pretende retomar o protagonismo junto à SAA, aproximando a relação com a Pasta, que ao longo do tempo foi se esvaziando devido a problemas internos das instituições. O dirigente ainda relatou o interesse da ABIC estar presente no ‘Sabor da Colheita’, evento que marca o início da colheita de café no Estado de São Paulo que será realizada no dia 27 de maio, para demonstrar cooperação junto a Secretaria. 

O secretário Antonio Junqueira comentou a importância da reaproximação do SINDICAFESP e da ABIC junto à SAA, criando um fortalecimento do agronegócio no Estado de São Paulo: "a meta é unir a Secretaria para proporcionar mais força ao agro paulista".

Outro ponto discutido durante a reunião, foi o interesse da ABIC e do Sindicato em voltar a fazer parte da Câmara Setorial do Café, na qual deixaram de ter vínculo devido as dificuldades impostas durante a pandemia.

Participaram do encontro o coordenador da Assessoria Técnica da Secretaria de Agricultura, Alberto Amorim e o assessor de Relações Institucionais do SINDICAFESP, Eduardo Buitron.