Agrishow 2023: Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP traz novidades no incentivo ao pequeno produtor, na pesquisa científica e segurança alimentar

Postado Em: 01/05/2023 - 15:10 | Autor: Assessoria de Comunicação

Inovações poderão ser usufruídas por diferentes segmentos do agronegócio paulista e brasileiro

O Estado de São Paulo tem papel fundamental na produção de alimentos à sua população, a outros estados, ao Brasil e ao mundo. Se comparadas às áreas dos demais estados brasileiros, São Paulo possui o maior valor bruto de produção do país e a maior diversificação de culturas agrícolas. Para reforçar esse protagonismo, o Governo de SP, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, vai expor as suas iniciativas durante a Agrishow 2023, maior feira do agronegócio do País, que será realizada de 1º a 5 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Antonio Junqueira, é presença confirmada. Ele deixa seu gabinete durante a semana em São Paulo e transfere para a Agrishow para receber prefeitos, autoridades e produtores rurais. A secretaria terá no evento um espaço que demonstrará diversos serviços que são oferecidos pela pasta, por meio de suas coordenadorias e institutos.

“Estaremos na Agrishow com o objetivo de expor aos produtores o bom trabalho que vem sendo executado pela Secretaria de Agricultura em todo o estado. Construir pontes entre a tecnologia de ponta e os médios e pequenos produtores é o objetivo central da nossa gestão” destaca o secretário.

O secretário reforça ainda que o Estado de São Paulo consegue destinar montantes significativos à pesquisa no campo e isso será reforçado durante a Agrishow. “É uma ação que não tem resultado positivo imediato, mas garante protagonismo da gestão paulista em todo o território nacional”, afirma Junqueira.

Crédito para o produtor rural

O Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP) será uma das principais frentes de trabalho da Secretaria de Agricultura e Abastecimento durante a Agrishow. Em pouco mais de três meses de governo, o FEAP atendeu mais de 5 mil produtores rurais, totalizando R$ 18 milhões de empréstimos concedidos.

O FEAP leva, entre outros, o Programa Pró-Trator e Implementos Agro SP, que financia tratores e implementos agrícolas a juros zero. O acesso simplificado é feito pelas Casas de Agricultura. Durante a Agrishow, serão entregues pelo Governo de SP, por meio da SAA, 07 tratores para sete produtores rurais.

O crédito para a compra dos implementos é concedido pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, operacionalizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O foco é oferecer apoio ao produtor rural paulista por meio da contratação simplificada, juros baixos, e prazo de carência.

Entrega de títulos

No primeiro dia do evento, o governador Tarcísio de Freitas e o secretário de Agricultura e Abastecimento, Antonio Junqueira, vão entregar dois títulos de regularização fundiária rural. Receberão os títulos o produtor rural João Paulo Tacca Andrade de Barros Coelho, referente a Fazenda Abaeté, no município de Presidente Epitácio/SP, com área de 390,9445 hectares, e Luiz Eloi Pereira Dias e Silvia Cristina de Souza Dias, referente ao Sítio São Pedro, no município de Alvares Machado/SP, com área de 14,3723 hectares.

Em 2023, até o momento, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e a Fundação Itesp, confeccionou 1124 títulos, dos quais 1073 urbanos e 51 rurais. Até o momento 476 títulos foram entregues em eventos.

Outros serviços:

No estande da Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócios, que engloba os seis institutos ligados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, cada unidade traz inovações em sua área de atuação.

O Instituto Agronômico (IAC) apresenta cultivares de cana-de-açúcar, batata, mandioca, entre outros produtos para o segmento. Essas variações possuem vantagens para o produtor rural. O IAC ainda leva o Programa Aplique Bem, focado na aplicação de defensivos agrícolas, e o Programa de Cafés Especiais, que seleciona cultivares com sabor diferenciado.

O Instituto de Economia Agrícola (IEA) apresenta o Rotas Rurais, com atendimento aos visitantes da feira, mostrando o sistema pioneiro de geolocalização de propriedades rurais. Na feira, é possível que o produtor localize sua propriedade e já tire seu Endereçamento Rural Digital.

O Instituto Biológico (IB) apresenta produtos para controle biológico de pragas e tecnologias para “biofarms”.

O Instituto de Pesca (IP) mostra um sistema de produção que utiliza Aquaponia – que desenvolve produção integrada de peixes e vegetais tendo como base a recirculação de água e nutrientes em sistema fechado. O IP ainda faz apresentação de rações com ingredientes alternativos, de maior eficiência nutricional e de menor custo.

O Instituto de Zootecnia (IZ) leva o trailer com laboratório móvel de análise de sanidade e qualidade de leite, além de sistema inovador de avaliação de Eficiência Alimentar de Ovinos.

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) traz novos produtos, entre eles, derivados proteicos do girassol, farinha simples moída e farinha enriquecida de feijão carioca para substituição de proteína animal em produtos em pó e aerados; amêndoa do cacau, manteiga de cacau, cacau em pó e mockup de chocolate.

A Apta Regional leva pacotes tecnológicos para APL (Arranjos produtivos locais), propondo alternativas que viabilizem o desenvolvimento e a sustentabilidade social, econômica, ambiental e cultural das famílias dos pequenos e médios produtores rurais. Os pacotes são apresentados no Pavilhão dos Artesanais, área destinada para produtos do segmento, onde os visitantes poderão conhecer diversos tipos de mercadoria de qualidade advindas de vários lugares do país.

CATI e CDA

A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), por meio do Departamento de Sementes e Mudas – DSM, apresenta cultivares comerciais de milho, sorgo, girassol, painço, guandu e crotalária e sementes de milho. Todas as variedades para sistemas orgânicos de produção. Também há espaço com mudas de espécies nativas e de frutíferas para venda.

A CATI ainda leva o Programa Cacau SP, que estuda o sistema integrado de produção de cacau, banana e seringueira.

Como sempre na Agrishow, a participação da CATI contempla maquete que apresenta as tecnologias de produção em uma fazenda modelo. Este ano, o tema central é: Sistemas Integrados de Produção, destacando os principais programas da SAA, como Melhor Caminho, Solo+Fertil, +Milho, ILPF, Pecuária Sustentável, entre outras atividades.

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) tem como foco suas ações de orientação aos produtores sobre a sanidade animal e vegetal, boas práticas de produção, raiva dos herbívoros, legislação de produtos artesanais, SISP, uso seguro de defensivos – PEARA-POV, sanidade de abelhas, de modo a garantir matéria-prima e alimento saudável e seguro para o consumidor.

A Agrishow 2023 conta ainda com o lançamento de um livro da coleção Agro SP na Mesa com a temática sobre o milho. Além de colocar à disposição uma mesa de degustação aos visitantes, trazendo todos os produtos agrícolas já publicados, como amendoim, café, banana, citrus, leites e derivados.

A coleção faz parte das ações da Coordenadoria de Segurança Alimentar (COSALI), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo que visa desenvolver a política de segurança alimentar no âmbito dos municípios paulistas como estratégias de combate à fome e ao desperdício de alimentos.

Na feira também são distribuídas cartilhas aos prefeitos relatando a importância de implementação de políticas públicas na segurança alimentar.

Outra ação durante o evento, palestra destinada aos gestores do programa Município Agro. Inovar a gestão e a forma de atuação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento junto aos municípios, acrescentando um conceito por mérito, moderno e transparente, ampliando o acesso aos serviços essenciais à população rural. Esses são os objetivos da diretiva cinco do Programa Município Agro.

Também é divulgado na Agrishow o programa Estadual Cozinhalimento, implementado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo em parceria com o Fundo Social de São Paulo (FUSSP), que realiza a instalação de cozinhas profissionais para capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricional sustentável, e incentivo à geração de renda. 

Já foram entregues nessa gestão 71 unidades. Totalizando 127 cozinhas em todo o Estado.  A expectativa é chegar em 200 unidades até dezembro deste ano. Investimento até o momento de R$ 18 milhões.

Além disso, haverá a divulgação do Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais – Águas Rurais, um mecanismo financeiro para remunerar produtores rurais, agricultores familiares e assentados, assim como comunidades tradicionais e povos indígenas, pelos serviços ambientais prestados em suas propriedades que geram benefícios para toda a sociedade. A frente de atuação é de interesse do Governo do Estado de São Paulo e do secretário de Agricultura, Antonio Junqueira.

Confira abaixo a programação completa:

APTA | Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - Ciência, tecnologia e inovação para a agricultura paulista!

 

Nossos Institutos de pesquisas estão presentes em diversas regiões do Estado. É o Agro mais produtivo, sustentável, seguro e saudável para São Paulo e para o Brasil.

Saiba mais - http://www.apta.sp.gov.br/noticias/agrishow-2023-apta-coordena-institui%C3%A7%C3%B5es-de-pesquisa-do-agro-paulista

 

Apta Regional | 18 Unidades de Pesquisa distribuídas no estado de SP

 

  • Gestão de cadeias produtivas da APTA regional: APL AGRO, Câmaras Setoriais, Índices Geográficos (IG) e Artesanais.SP

APL do Agro/Arranjos Produtivos Locais é um programa que está sob a responsabilidade, no processo de reconhecimento, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico/SDE. Em 2021, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento realizou uma parceria para mapear e aproximar-se dos grupos vocacionados do setor produtivo do Agronegócio.

  • GECCA - Grupo de Estudos da Cadeia da Cachaça

Há quase duas décadas, a partir da formação do grupo de trabalho GECCA – Grupo de Estudos da Cadeia da Cachaça, a APTA Regional atua em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, bem como em transferência de conhecimentos voltadas para cadeia da cachaça e dos derivados da cana-de-açúcar.  

  • Produção artesanal de derivados de cana-de-açúcar   

Produção de açúcar mascavo, rapadura e melado são alternativas de renda.  Conheça nossa nova publicação!  Passo a passo das etapas da produção desses derivados de cana, Conceitos de Boas Práticas de Fabricação, Receitas nutritivas e saborosas desses alimentos como ingredientes.

  • Cadeia fungícula e avaliação gastronômica de produtos agrícolas em desenvolvimento

A APTA Regional URPD Monte Alegre do Sul vem desde 2008 realizando trabalhos de pós-colheita e gastronomia aplicadas a cadeia fungícula do Estado de São Paulo.  Durante o primeiro dia de Agrishow 2023 três chefes de cozinha e professores do ensino técnico do Centro Paula Souza, atualmente parceiros em pesquisas gastronômicas com cogumelos e produtos agrícolas em desenvolvimento, junto a APTA Regional. Os chef Danielle Massa, Carla Keiko e Luigi Rea demonstrarão pratos com os principais cogumelos produzidos no Brasil no primeiro dia da Feiras.

Saiba mais -  https://www.agricultura.sp.gov.br/pt/b/apta-regional-entrega-ao-produtor-rural-alternativas-de-agregacao-de-valor-a-sua-producao-com-pacotes-tecnologicos-para-apls

 

IAC | Instituto Agronômico de Campinas

 

  • Instituto Agronômico expõe novas tecnologias na Agrishow 2023

Para quem gosta de produzir, processar ou consumir feijão preto, o Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, traz uma novidade que enche os olhos de produtores e dá água na boca de consumidores. É a nova cultivar de feijão preto, IAC 2358 Unamax, que será lançada na Agrishow 2023, de 1 a 5 de maio, em Ribeirão Preto, interior paulista. O IAC estará no estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O público poderá conhecer outras tecnologias IAC em cana-de-açúcar, amendoim, milho, mandioca, feijão, café e batata-doce. A nova Unidade de Referência CEA-IAC para formação de agentes multiplicadores em Tecnologia e Segurança na Aplicação de Produtos Químicos e Biológicos também estará representada na Feira.

Saiba mais - https://www.iac.sp.gov.br/noticiasdetalhes.php?id=1492

 

IB | Instituto Biológico

 

  • Imunobiológicos do IB beneficiam a pecuária nacional​​​​

O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo; para oferecer um produto de qualidade tanto no mercado interno quanto para os nossos parceiros comerciais, o cuidado com a sanidade do rebanho é fundamental. O Instituto Biológico (IB-APTA) desenvolve insumos para o Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose. A brucelose pode ser identificada por meio dos testes do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT), 2-Mercaptoetanol (2-ME), Fixação de Complemento (FC) e Anel em Leite (TAL). Já o diagnóstico alérgico-cutâneo com tuberculina é o instrumento básico para programas de controle e erradicação da tuberculose bovina em todo o mundo. Ele pode revelar infecções incipientes a partir de 3 a 8 semanas, alcançando boa sensibilidade e especificidade.

Saiba mais - http://www.biologico.agricultura.sp.gov.br/noticia/imunobiologicos-do-ib-beneficiam-a-pecuaria-nacional

 

  • Controle Biológico usa recursos da própria natureza no combate às pragas

Controle biológico é um conceito que consiste no uso de inimigos naturais para diminuir a população de uma praga. O Instituto Biológico (IB-APTA) é referência no Brasil e no mundo nesta área. As cepas de fungos IBCB 66 e IB 425, usadas para a fabricação de bioinseticidas para controle da mosca branca, ácaro rajado, cigarrinha-da-raiz do milho e cigarrinha-da-raiz da cana-de-açúcar, foram selecionadas pelo Instituto em 1986 e 2000, respectivamente, e hoje são usadas por mais de 90% das empresas que fabricam esses produtos biológicos. O Instituto também presta consultoria e auxilia na implantação das biofábricas, que são unidades produtoras dos produtos utilizados.

Saiba mais - http://www.biologico.agricultura.sp.gov.br/noticia/controle-biologico-usa-recursos-da-propria-natureza-no-combate-agrave-s-pragas

http://www.biologico.sp.gov.br/noticia/ministerio-da-agricultura-aprova-o-uso-de-fitossanitario-desenvolvido-pelo-ib

​​​

​​​​​​​IEA | Instituto de Economia Agrícola

 

  • Rotas Rurais – Estabelecimento de mapas, rotas e localização das propriedades traz eficiência à população do campo

O Programa Rotas Rurais enxerga a área rural do estado de São Paulo e leva tecnologias da informação e de geolocalização para promover integração entre diversos setores, oferecendo serviços mais eficientes à população do campo. Através de uma plataforma de acesso remoto compartilhada com os municípios do estado. As aplicações envolvem a atribuição de endereço codificado, disponibilização de mapas logísticos e roteadores interativos que permitirão a rápida localização da propriedade rural e suas rotas de acesso, promovendo a mobilidade, conectividade, segurança, educação saúde, serviços públicos e privados, políticas públicas mais eficientes e transformação social. O Projeto leva cidadania ao campo com um grande ganho social através do estabelecimento de mapas, rotas e localização das propriedades.  O mapeamento é a base para as demais ações do projeto, é a principal ferramenta que auxilia o planejamento do desenvolvimento econômico regional. É um grande trunfo para os governos locais.

Saiba mais - https://arcgisrurais.agricultura.sp.gov.br/portal/apps/sites/#/iea-rotas-rurais

 

  • Aplicativo do Cálculo IEA de Custo de Produção está disponível gratuitamente ao produtor

O piloto do Cálculo IEA de Custo de Produção é uma ferramenta com a qual o produtor rural pode obter o custo de produção de sua atividade agrícola. A metodologia para esse cálculo vem sendo aprimorada e difundida pelo instituto desde a década de 1970, sendo o aplicativo desenvolvido pela Prodesp. Este piloto do Cálculo IEA de Custo de Produção está disponível gratuitamente nas versões Android e iOS, em suas respectivas lojas virtuais.

Saiba mais - http://www.iea.agricultura.sp.gov.br/custoproducao.php

 

  • Preço Referência de Importação da Borracha Natural utilizado como parâmetro para negociações

O Preço Referência de Importação da Borracha Natural pode ser usado como parâmetro para as negociações de compra e venda de borracha no mercado brasileiro. Ele é divulgado mensalmente e deve ser utilizado no mês seguinte aos valores de cálculo, ou seja, os valores do mês de abril são a base para as negociações neste mês de maio.

Saiba mais - http://www.iea.agricultura.sp.gov.br/out/termoborracha.php

 

  • Valor da Produção Agropecuária mapeia economicamente por região paulista

Nosso agro se caracteriza pela diversificação, com inúmeros produtos de origem animal e vegetal. E isso o torna uma das principais forças do nosso estado, o que pode ser representado pelo valor da produção agropecuária paulista (VPA), que foi de 156,22 bilhões em 2022. Este estudo do IEA usa levantamentos realizados em parceria com a CATI, relacionando a produção agropecuária ao preço recebido pelos produtores. Assim, pode-se mapear economicamente não só o valor total gerado pelo agro do estado, como também por região paulista.

Saiba mais - http://ciagri.iea.sp.gov.br/bancodedados/valorproducao

 

IP | Instituto de Pesca

 

  • IP apresenta projetos de Aquaponia e Incentivo ao Consumo de Pescado

Novidades do IP para a Agrishow deste ano vão desde alternativas rentáveis para os pequenos produtores, como sistema de Aquapoinia, até hábitos alimentares mais saudáveis, apresentados pelo Projeto Pescado para Saúde.

Saiba mais - https://www.pesca.sp.gov.br/blog/sala-de-imprensa-18/agrishow-2023-instituto-de-pesca-apresenta-solucoes-sustentaveis-que-vao-alem-do-pescado-8991

 

ITAL | Instituto de Tecnologia dos Alimentos

 

  • Aproveitamento inteligente da farinha do girassol, com tecnologia para recuperar proteínas, fibras e compostos fenólicos.
  • Pesquisa de novas fontes de proteínas vegetais, com funcionalidade tecnológica e nutricional.
  • Desenvolvimento em parceria com startup de ingrediente substituto de gordura trans.
  • Estudos regulatórios de proteínas alternativas no Brasil.
  • Levantamento de ações das indústrias de alimentos, para promoção de saudabilidade e sustentabilidade.

Saiba mais - https://ital.agricultura.sp.gov.br/comunicacao ​​​​​​​

 

IZ | Instituto de Zootecnia

 

  • IZ lança Laboratório Móvel na Agrishow

Van adaptada com estrutura de laboratório para poder levar para outros lugares os diversos laboratórios do IZ, facilitando a divulgação das diversas pesquisas e serviços realizados nos laboratórios do Instituto. Na Agrishow está sendo apresentado o Laboratório de Genética que realiza exames fundamentais para produtores, indústria e mercado consumidor, que permite por exemplo detectar fraudes em produtos lácteos.

  • Teste de Eficiência Alimentar de Ovinos do IZ melhoram a ovinocultura no estado de São Paulo

Seleção animal por variáveis relacionadas à Eficiência Alimentar, ou seja, a quantidade de alimento que o animal consome e transforma em carne, leite ou outro produto de origem animal.   No IZ os testes de eficiência são realizados com cochos eletrônicos da Intergado que possuem comedouros e bebedouros automáticos para medição de consumo e visitas.

  • Aplicação de Tecnologias Drul Biorhiza na Produção do Capim Marandu

A aplicação dos produtos Vivax e o Agrius da Biorhiza no capim Marandu promoveu recuperação mais rápida e uniforme das plantas acarretando bom desempenho na absorção de nutrientes e, consequentemente, no seu potencial produtivo.

  • Fazenda em São José do Rio Preto vira palco para desenvolvimento de tecnologias voltadas para a Pecuária Sustentável!

Fazenda com área de 220 hectares destinada a busca de um sistema sustentável para aumentar a produção animal e reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Onde serão avaliadas estratégias para a redução das emissões de gases do efeito estufa, a mitigação de carbono e a rentabilidade de diferentes sistemas de produção:  intensificação do sistema de produção de bovinos de corte, o cultivo de soja com a produção de bovinos, apenas o cultivo de soja com as devidas correções nitrogenadas, apenas lavoura ou apenas pecuária, com e sem as correções nitrogenadas.

 Saiba mais - http://www.iz.sp.gov.br/noticia.php?id=1623   

 

CATI | Coordenadoria de Assistência Técnica Integral

 

  • Milho+ SP

O Programa Milho + SP é uma parceria pública e privada, para oferecer ao agricultor paulista um ecossistema de produção para o cultivo do milho, com tecnologias e manejo que entregam alta produtividade por hectare.

  • Programa Cacau SP

São Paulo tem cacau! E produzido com sustentabilidade e grande potencial de produtividade

Com um contínuo trabalho de adaptação e geração de tecnologia realizado pela CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (unidade responsável pelas ações de extensão rural e assistência técnica – Ater – na Secretaria de Agricultura e Abastecimento) - e por parceiros; e assinatura de Protocolo de Cooperação do Governo de São Paulo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, por meio da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) − maior autoridade em cacauicultura das Américas −, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento apresenta os avanços do Programa Cacau SP em seu estande na Agrishow.

  • Projeto Frutas Vermelhas SP

 Amora, mirtilo e framboesa em São Paulo? Sim! As estrelas do Frutas Vermelhas SP têm grande aceitação pelo mercado e, com tecnologias e variedades adaptadas para climas mais quentes, são opção rentável para fruticultores paulistas.    

  • Feap

O Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista/Banco do Agronegócio Familiar (Feap/Banagro) é uma iniciativa do Governo Estadual, operacionalizada pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que oferece apoio ao produtor rural paulista, com crédito fácil, juros baixos, sustentabilidade agropecuária e tratores e implementos a juro zero.

  • Pró-Genética

O Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro do Estado de São Paulo democratiza o acesso a reprodutores melhoradores com Registro Genealógico Definitivo (RGD), com o objetivo de estimular o aumento da produção de carne e leite nas pequenas e médias propriedades, para uma atividade mais rentável e sustentável. A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) é parceira da Secretaria de Agricultura e da CATI nesta iniciativa.

  • Programa Alimenta Brasil – PAA Cesta Verde

O PAA Cesta Verde é um programa do Governo paulista, executado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio das Casas da Agricultura da CATI.  Até o momento, são mais de R$ 14 milhões em produtos entregues, tendo ainda, em 2023, cerca de R$ 6 milhões em hortifrútis a serem entregues. Mais de 2.500 produtores são atendidos pelo Programa, entregando 500 mil cestas de 10 quilos de produtos cada; alimentos que já chegaram a aproximadamente 450 mil famílias paulistas. 

  • Cadastro Ambiental Rural (CAR)

O CAR – Cadastro Ambiental Rural, criado no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente Rural, é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para monitoramento, planejamento ambiental e econômico e necessário para ter acesso ao seguro rural, crédito agrícola, pagamento por serviços ambientais e outras ações de interesse do produtor rural.

  • Programa de Regularização Ambiental (PRA)

A regularização ambiental é uma das questões mais importantes que envolvem as propriedades rurais na atualidade, como resultado da obrigação trazida pela legislação federal (Lei n.° 12.651/2012). A regularização dos passivos ambientais das propriedades − bem como a recomposição das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e de Reserva Legal (RL) − pode ser realizada de diversas formas; o proprietário rural que aderir ao PRA também pode usufruir de benefícios, como o uso consolidado.

  • Meliponicultura e Apicultura

Imprescindíveis à vida, biodiversidade e produção de alimentos, as abelhas mostrarão toda sua “majestade” na Agrishow 2023.  Os visitantes poderão conhecer mais sobre esses insetos em uma exposição de espécies de abelhas nativas do Estado de São Paulo, como a jataí e mandaçaia; e de um sistema de criação de abelhas africanizadas.

  • Programa Solo+ Fértil

Para elevar a produtividade das atividades agropecuárias do Estado de São Paulo, promovendo a melhoria da eficiência dos recursos econômicos, sociais e ambientais utilizados na atividade produtiva, a Secretaria de Agricultura lança o Programa Solo + Fértil.

Saiba mais - https://www.cati.sp.gov.br/portal/imprensa/noticia/cati-na-agrishow-2023

 

CDA | Coordenadoria de Defesa Agropecuária

 

  • Relação de serviços executados pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo

Defesa Animal – Sanidade dos rebanhos paulistas e a promoção da saúde pública e Defesa Vegetal - Proteção e Sustentabilidade da produção nas culturas paulistas

Saiba mais - https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/servicos

  • Análise de Resíduos de Agrotóxicos e Afins - Diminuindo os riscos à saúde do consumidor, garantindo a produção de alimentos seguros

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Saiba mais - https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/programas/?/sanidade-vegetal/programa-estadual-de-analise-de-residuos-de-agrotoxicos-e-afins-de-uso-agricola-em-produtos-de-origem-vegetal-peara-pov/&cod=67 

  • Programa Estadual do Uso, Conservação e Preservação do Solo Agrícola – Declaração Positiva/Negativa de Infringência à Lei 6.171/88​​​​​​​

​​​​​​​​​​​​Saiba mais - https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/www/servicos/?/programa-estadual-do-uso-conservacao-e-preservacao-do-solo-agricola-declaracao-positiva-negativa-de-infringencia-a-lei-6171-88/&cod=134 

 

CODEAGRO | Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios

 

  •  PLATAFORMA DE COMPRAS PÚBLICAS  - Edital Paulista, Compras da Agricultura Familiar

Operador de compras públicas? Você já conhece o suporte que você pode receber da Plataforma de Compras Públicas? Agricultor familiar, você conhece as informações sobre os editais das compras públicas que podem chegar até você?  Se ainda não conhece, fale conosco.

Saiba mais - https://codeagro.agricultura.sp.gov.br/ica/compras-publicas/consulta

 

COSALI | Coordenadoria de Segurança Alimentar

 

  • Projeto Estadual Cozinhalimento

Promove a instalação de cozinhas profissionais para capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricional, com foco na promoção de hábitos alimentares saudáveis, geração de renda e ações sociais para a população mais vulnerável. O Projeto também tem como objetivo fortalecer o empreendedorismo social e o fomento a projetos coletivos, proporcionando aos municípios incentivo ao cooperativismo e desenvolvimento econômico local.

  • Coleção "Agro SP na mesa"

A coleção “Agro SP na mesa” traz os principais produtos das cadeias paulistas, evidenciando a importância de cada um deles na economia do estado e nos hábitos alimentares da população, disponibilizando referências técnicas, de forma clara, simples e objetiva, com o propósito de incentivar o maior consumo por meio de informações, dicas, curiosidades e receitas.

Saiba mais - https://www.agricultura.sp.gov.br/en/portal-servicos-publicacoes

 

Gabinete SAA

 

  • PROGRAMA MELHOR CAMINHO

Em convênio com prefeituras municipais do Estado de SP, estamos recuperando mais de 5 mil km de estradas:

- Adequação das estradas rurais

- Trafegabilidade o ano todo

- Maior segurança viária

- Conservação do solo e da água

 

Informações à imprensa:

Secretaria de Agricultura e Abastecimento
​​​​​​​(11)5067-0069

Por Giuliano Lagonegro