A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, por meio da Coordenadoria das Câmaras Setoriais e Temáticas, anunciou, nesta quinta-feira (02/05), o primeiro Concurso Estadual da Qualidade dos Ovos.
O anúncio contou com a presença do secretário executivo de Agricultura e Abastecimento, Edson Fernandes, que reforçou o compromisso do Estado em apoiar institucionalmente todas as cadeias produtivas paulistas, bem como as ações propostas nas Câmaras Setoriais. “Nosso país é gigante e São Paulo tem capacidade de alimentar o Brasil e o mundo. Estamos trabalhando para ganhar mais espaço e elevar a produtividade dos campos paulistas”, ressaltou Edson Fernandes.
Os produtores de ovos já promoviam um concurso na cidade de Bastos, conhecida como a “Capital do ovo”, com o objetivo de incentivar a melhoria dos processos de produção e atender a todas as exigências do mercado. Agora, ele ganha dimensão estadual, contemplando todos os produtores de ovos do Estado de São Paulo.
O Concurso Estadual da Qualidade Dos Ovos ainda está em fase de elaboração, segundo a coordenadoria das Câmaras Setoriais, em breve, o regulamento será divulgado com informações sobre as inscrições e premiações para eleger o melhor ovo de São Paulo.
A cidade de Bastos tem aproximadamente 20 mil habitantes e produz em média 240 ovos por segundo, o que a torna líder na produção de ovos em São Paulo, com um total de produção de 1,16 bilhões de dúzias (23,8% do país), seguido de Paraná, com 475,4 milhões de dúzias (9,7%), e Minas Gerais, com 422 milhões de dúzias (8,6%).
Durante o encontro do setor avícola na Agrishow, também foi anunciado o 1º Fórum de Influenza Aviária, previsto para ocorrer, na capital paulista, no dia 07 de junho.