Atualizações do GEDAVE pautam reunião com Rede Nacional de Laboratórios Credenciados no Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE)

Postado Em: 27/04/2023 - 16:54 | Autor: Assessoria de Comunicação

Alterações visam a maior prevenção e controle contra enfermidades como o mormo

O GEDAVE, sistema informatizado do Governo do Estado de São Paulo, administrado pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária, vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, oferece diferentes serviços da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), como, por exemplo, a Emissão de Guia de Trânsito GTA, Gestão de Eventos Agropecuários, Controle de Cancro Cítrico etc.

O sistema é objeto de constante aperfeiçoamento dos trabalhos da Secretaria de Agricultura para o oferecimento de melhores serviços aos usuários da plataforma no Estado de São Paulo.

Nesta quarta-feira (26/04), o secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Antonio Junqueira, acompanhado do secretário executivo da Pasta, Marcos Renato Böttcher, recebeu representantes da Rede Nacional de Laboratórios Credenciados no Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos (PNSE), as médicas veterinárias, Ana Paula de Silva Dótoli e Alessandra Nassar, além do programador da Rede, Telmo Montenegro. A reunião teve como objeto o alinhamento de funcionalidades da plataforma para maior suporte à sanidade animal no Estado.

O principal objetivo das atualizações no sistema é uma adequação maior ao controle do mormo. O mormo é uma enfermidade infecciosa, zoonótica (que passa do animal para o homem) e de notificação obrigatória, segundo a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Após sua reemergência no Brasil, tem sido notificado em praticamente todo território nacional. A estratégia de controle instituída pelo Mapa envolve a vigilância, com teste dos animais para controle de trânsito e de eventos de aglomeração de equídeos, bem como a interdição das criações afetadas e o saneamento dos focos.

Para além dessa iniciativa, o Governo do Estado de São Paulo e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento estabeleceram, em todo o território estadual, a Campanha de Atualização Cadastral da População Equídea. A Resolução da SAA Nº 15, de 11 de abril de 2023 estabelece o prazo de 180 dias para que os proprietários de equídeos cadastrem e atualizem o número existente destes animais sob sua responsabilidade, informando espécie, sexo, faixa etária e dados da propriedade em que se encontram. O cadastro pode ser feito em https://www.defesa.agricultura.sp.gov.br/

Participaram, de forma a auxiliar os secretários com as demandas do setor quanto ao GEDAVE, Luis Fernando Bianco, coordenador de Defesa Agropecuária (CDA) e Affonso dos Santos Marcos, diretor do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal (DDSIA).