Programa Cacau SP, da SAA, incentiva o cultivo integrado de cacau e seringueira, que inclui a bananeira para sombreamento das mudas.
O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira, se reuniu nesta quarta-feira (27), com representantes do Grupo M21, empresa que atua no mercado de eventos. A reunião teve a finalidade de discutir o cenário produtivo e econômico da cadeia paulista cacaueira.
Vale destacar o programa Cacau SP, da SAA, que por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), incentiva o cultivo integrado de culturas. Em São Paulo, a principal linha de trabalho é o modelo de consorciamento de cacau e seringueira – o qual inclui a bananeira para sombreamento das mudas e ainda gera mais uma alternativa de renda.
O secretário, Antonio Junqueira, destacou que o modelo de produção no campo contribui fortemente para o desenvolvimento do setor, mas para que isso seja possível, estudos técnicos são essenciais. "O produtor depende de resultados obtidos através de pesquisas. Reforço que pesquisa é sinônimo de investimento. Melhorando a produção, consequentemente, isso pode levar a grandes empresas a investirem na região", ressaltou Junqueira.
Na ocasião, os representantes do Grupo M21, convidaram o secretário para participar da Chocolat Festival, que é considerada a maior feira do setor na América Latina. Para o Ceo do Grupo M21, Marco Lessa, o festival atrai grandes investidores, fortalece a cadeia produtiva, além de gerar emprego e renda. A edição de 2023 acontece de 30 de novembro a 3 de dezembro, em São Paulo. A Secretaria de Agricultura terá um estande instalado no evento.
Estiveram presentes os técnicos do programa Cacau SP, Fernando Miqueletti e Carlos Eduardo Rosa.