CAPSA/IB recebe visita de estudantes japoneses

Postado Em: 02/08/2023 - 12:43 | Autor: Assessoria de Comunicação

O Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento em Sanidade Agropecuária (CAPSA) do Instituto Biológico (IB-APTA), em Campinas, foi selecionado para integrar a 42ª expedição internacional dos alunos de escolas técnicas da província de Gifu, Japão. Na visita, que ocorreu nesta segunda-feira, 31, os jovens conheceram um pouco da história do IB e as principais pesquisas desenvolvidas nos laboratórios de Controle Biológico, Nematologia, Acarologia e Fitopatologia.

Entre outras informações, os alunos ficaram sabendo que o IB, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, é uma instituição de pesquisa dedicada ao estudo e controle de pragas e doenças agrícolas, além da promoção de práticas sustentáveis na agricultura. Seu prestígio internacional atraiu a atenção dos educadores japoneses, que visavam oferecer aos seus alunos uma experiência prática e imersiva em um ambiente científico de alto nível. Para celebrar o momento, os alunos plantaram três mudas de pitanga (Eugenia uniflora).

A visita foi organizada por Fernanda Yamakawa, aluna de Mestrado em Fitopatologia do IB, e Nicole Lopes, acadêmica de Biologia, bolsista do PIBIC/IB/CNPq, informou Cláudio Marcelo Gonçalves Oliveira, diretor do Centro.

Sobre o CAPSA

O CAPSA – localizado na Fazenda Mato Dentro, em Campinas –, desenvolve projetos de pesquisa relacionados às tecnologias de controle de doenças, pragas, plantas daninhas e fitonematóides, com ênfase nas atividades promotoras de sustentabilidade.

De acordo com seu diretor, nos últimos anos, o Centro vem se dedicando a promover a transferência de conhecimento e a divulgação científica das pesquisas desenvolvidas pela instituição. O projeto denominado de “Por dentro do CAPSA” é composto por um conjunto de palestras e visitas monitoradas que proporcionam aos diferentes segmentos da sociedade uma visão geral das etapas, componentes e mecanismos envolvidos no processo de geração desse conhecimento, explicou Cláudio Marcelo.

Por Nara Guimarães

Assessoria de Imprensa APTA

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