Centro de pesquisa liderado pelo Ital oferece bolsa de pós-doutorado em gestão e inovação para a economia circular

Postado Em: 24/04/2023 - 18:04 | Autor: Assessoria de Comunicação

Selecionado atuará no centro de inovação da Escola de Administração de Empresas da FGV, na cidade de São Paulo

O Centro de Ciência para o Desenvolvimento – Soluções para os resíduos pós-consumo: embalagens e produtos (CCD Circula) está com processo seletivo aberto até 4 de maio para bolsa de pós-doutorado em Gestão e Inovação para a Economia Circular no FGVin, Centro de Inovação da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV Eaesp). Com financiamento público-privado, o CCD Circula é liderado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Com duração de 48 meses e valor mensal de R$ 8.479,20, a bolsa PD é oferecida através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e tem como requisitos graduação com doutorado concluído nos últimos sete anos em Administração de Empresas ou áreas afins, produção científica em periódicos indexados e conhecimento da língua inglesa para leitura, redação científica e conversação, além de habilidade em trabalhar com pesquisa independente e de forma colaborativa com grupo multidisciplinar.

A preferência será dada a quem comprovar ter pesquisado e publicado em áreas relacionadas a gestão e inovação para a economia circular, além de ter experiência em métodos qualitativos e quantitativos de pesquisa e conhecimento de modelos de organizações do terceiro setor, de legislação e de políticas públicas em gestão de resíduos sólidos urbanos.

Além de desenvolver seu próprio projeto, que tem como pesquisadora principal Susana Carla Farias Pereira, o bolsista deverá colaborar com os demais pesquisadores do CCD no desenvolvimento de outros projetos, auxiliar na redação e revisão de trabalhos científicos do grupo de pesquisa e trabalhar em ações que visem a transferência de tecnologia e conhecimento, como orientação e coorientação de alunos.

Sobre o CCD Circula

Centro de Ciência para o Desenvolvimento (CCD) aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) com financiamento público-privado, o CCD Circula integra 90 profissionais de nove instituições brasileiras de ensino e pesquisa em busca de soluções nacionais inovadoras para a destinação de resíduos de produtos e embalagens após o consumo.

Com base nos princípios da economia circular e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), a experiente equipe multidisciplinar do CCD Circula visa gerar e difundir conhecimento aplicado de interesse do setor produtivo e da sociedade para reduzir ou eliminar o impacto negativo dos resíduos pós-consumo através de inovações tecnológicas, sociais, de modelos de negócio e de proposições de políticas públicas.

O CCD Circula tem como integrantes o Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital/Apta/SAA), líder do projeto, a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV Eaesp), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP), o All4Food, o Instituto de Química (IQ) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os laboratórios nacionais de Nanotecnologia (LNNano) e de Biorrenováveis (LNBR) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e a Escola Senai Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini.

Saiba mais: https://bv.fapesp.br/pt/auxilios/110534