Ciclo de palestras aborda a realização do Serviço de Inspeção por meio de consórcios

Postado Em: 05/05/2022 - 17:22 | Autor: Assessoria de Comunicação

Iniciativa da CATI quer fomentar o trabalho consorciado para prefeituras que não dispõem de Serviço de Inspeção Municipal (SIM) 

Para as prefeituras que não dispõem do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), responsável pela realização da fiscalização industrial e sanitária dos produtos de origem animal, é possível que esse trabalho seja realizado por meio de consórcios. A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo  promove, nos dias 11, 18 e 23 de maio, ciclo de palestras com o objetivo de apresentar e fomentar esta como uma alternativa viável. 

“O objetivo é passar o conhecimento sobre a possibilidade de executar o Serviço de Inspeção por meio de consórcios e, com isso, mostrar para as prefeituras que ainda não possuem SIM, uma possibilidade com menor custo”, comenta a médica-veterinária Marina Peres Cavalcanti, da CATI Regional Bauru. 

Serão três palestras, ministradas remotamente e exibidas pelo canal da CATI no YouTube. As duas primeiras incluirão informações sobre o ConSIM, projeto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) voltado à Ampliação de Mercados de Produtos de Origem Animal para Consórcio Público de Municípios. 

No dia 11 de maio, na palestra “Projeto ConSIM: acelerando as adesões de municípios via consórcios”, Luis Eduardo Silva (MAPA SFA/RJ) abordará as questões referentes ao serviço de inspeção consorciado, sobre como pode ser favorável para os municípios, além de tratar sobre o Projeto ConSIM, do qual é um dos coordenadores. 

No dia 18 de maio, na palestra “Desafios e oportunidades no ingresso do Consórcio ao Sisbi através do Projeto ConSIM”, os médicos-veterinários Cristiano Selbach da Silva e Carla Batista do Nascimento (Consórcio Cisga/RS) compartilham a experiência do Consórcio, que já conseguiu a adesão ao Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção) e participou do projeto do MAPA em seu início. 

Em 23 de maio, na palestra “Verificação dos Programas de autocontrole”, Adriana Cássia de Oliveira, servidora aposentada pelo MAPA e veterinária consultora, falará sobre a verificação dos programas de autocontrole, um procedimento que as empresas registradas em Serviço de Inspeção devem adotar e executar para garantir a qualidade e a segurança dos produtos por elas produzidos. A verificação é feita pelo Serviço de Inspeção, que também fiscaliza a execução dos programas de autocontrole das empresas. 

Podem participar prefeituras, médicos-veterinários, servidores de órgãos de inspeção, extensionistas e interessados no tema.  

Serviço 

11/5/22 

14h 

Palestra: Projeto ConSIM: acelerando as adesões de municípios via consórcios 

Palestrante: Dr. Luis Eduardo Silva - MAPA 

Link da palestra: https://youtu.be/hXJdFbrnBtY 

Inscrições: https://forms.gle/HduPMjCSxu27x2XP8 

 

18/5/22 

14h 

Palestra: Desafios e oportunidades no ingresso do Consórcio ao Sisbi através do Projeto ConSIM 

Palestrantes: médicos veterinários Cristiano Selbach da Silva e Carla Batista do Nascimento - Consórcio Cisga/RS 

Link da palestra: https://youtu.be/luVxN1VDIBs 

Inscrições: https://forms.gle/6AboRiSoCCwAWH9G6 

 

23/5/22  

14h 

Palestra: Verificação dos programas de autocontrole 

Palestrante: médica veterinária Dra. Adriana Cássia de Oliveira 

Link da palestra: https://youtu.be/VwFHxWs9y_k 

Inscrições: https://forms.gle/a5gEWVuEnNyWJa9D6