Defesa Agropecuária é representada em Congresso Internacional sobre Suinocultura

Postado Em: 29/06/2022 - 09:30 | Autor: Assessoria de Comunicação

Com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre os problemas que afetam a espécie suína, sua reprodução, sanidade e criação, foi realizado entre os dias 21 e 24 de junho, no Rio de Janeiro, a 26º edição do International Pig Veterinary Society Congress (IPVS). Em sua primeira edição no Brasil, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, esteve presente apresentando o trabalho realizado a nível estadual para a vigilância e controle de doenças dos suídeos, ou seja, suínos, javalis e híbridos.

A cada dois anos, o Congresso promove o encontro de profissionais da cadeia produtiva de suínos com o propósito de apresentar e discutir os trabalhos realizados pela comunidade cientifica internacional. Muitos dos debates durante o congresso originaram procedimentos incorporados na criação de suínos, a fim de modernizá-la tornando-a mais econômica, saudável e produtiva.


“Nossa participação no Congresso trouxe um pouco do trabalho realizado pela CDA para toda a comunidade internacional”, comenta Artur Felício, médico-veterinário e representante do Programa Estadual de Sanidade Suídea (PESS).

Na ocasião, Artur expôs em formato de pôster, aos visitantes e participantes do Congresso, um pouco do trabalho realizado acerca da vigilância epidemiológica de doenças em Javalis. “No Estado de São Paulo a Secretaria de Agricultura regulamentou a vigilância epidemiológica, transporte e destinação de carcaças desses animais a fim de dar ampla divulgação, sensibilizar, educar e esclarecer os controladores de espécies exóticas invasoras (CEEIs)”, informa o veterinário.

“A capacitação, além de fornecer muitas informações relevantes para a prevenção de doenças com potencial zoonótico, também conscientizou sobre os riscos de disseminação de doenças de interesse econômico para o agronegócio e a sociedade como um todo”, complementa Artur.

A próxima edição do Congresso, que acontece em 2024, será sediada na Alemanha na cidade de Leipzig.

Por Felipe Nunes