Em evento preparatório para o G20, São Paulo apresenta relevância de sua agricultura familiar

Postado Em: 17/05/2024 - 19:24 | Autor: Assessoria de Comunicação

Em encontro na Embaixada dos Países Baixos em Brasília, na última terça-feira (14), com a presença de autoridades federais e estaduais, representantes organizações internacionais e convidados, foram discutidas estratégias de fortalecimento dos sistemas agroalimentares, com o objetivo de reduzir a fome e a pobreza no mundo, de forma a já dar um pontapé aos temas que serão tratados no G20, que ocorre em novembro deste ano, no Brasil.

Na ocasião, o Governo de SP e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento foram representados pelo Coordenador da Assessoria Técnica do Gabinete da SAA, Alberto Amorim, que discorreu a respeito da perspectiva equivocada das organizações e comunidades internacionais em associar o Estado de SP apenas à pujância de sua agricultura empresarial.

“O Estado de São Paulo, reconhecido pela vocação de suas agroindústrias mecanizadas e tecnológicas, também deve ser identificado como uma potência agrolimentar, com parcela relevante dos produtores rurais dedicados à produção de alimentos para abastecimento interno, artesanais de origem animal e vegetal etc” completou Amorim.

A expectativa do Governo de São Paulo, ao chamar a atenção das organizações estrangeiras, é de colocar o estado dentro do pacote de políticas públicas direcionadas à agricultura familiar dessas entidades. “O apoio de fora, somado ao suporte que viabilizamos com o nosso recurso, seja pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), pelo Seguro Rural, pelo Irriga+SP, entre outros, é o que vai garantir um ambiente economicamente sustentável aos pequenos produtores paulistas” finalizou o coordenador.


G20

O G20 é um fórum mundial importante que discute aspectos da governança econômica global e juntas, suas nações representam cerca de 80% da economia mundial e têm dois terços da população do planeta.