Equipe técnica da Codeagro visita projetos voltados ao Mercado de Carbono e ESG, em São Carlos

Postado Em: 16/05/2023 - 16:17 | Autor: Assessoria de Comunicação

A equipe técnica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que atua na Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), formada por: Eduardo Bertuccelli, Jaciara Bertasi e Maria Fernanda, visitou no dia 10 de maio, a Green Fintech Agrorobótica, um Centro Fotônico aplicado 100% no agronegócio, sediado em São Carlos, São Paulo.

O grupo foi recebido pelo fundador e presidente-executivo da empresa, Fábio Angelis, por Aida Magalhães e Guilherme Amorim, ambos ligados ao desenvolvimento da plataforma de inteligência artificial IAM AGLIBS, a partir da mesma tecnologia usada pela NASA. O programa busca auxiliar os agricultores na resolução de grandes problemas, como: a análise direta do solo, onde obtém 60 variedades por amostra; controle de defensivos; mitigação da mudança climática; segurança alimentar e monetização de carbono, entre outros. Visando, o aumento da produtividade e sustentabilidade agrícola.

Na quinta-feira (11/05), a equipe visitou a Embrapa Instrumentação, sendo recebidos pelo chefe geral, José Manoel Marconcini, pela chefe adjunta do Centro de Pesquisa, Débora Milori e pelo pesquisador sênior, Martin Ladislau. Abordando os projetos de pesquisa em inovação, com métodos e técnicas de instrumentação na agropecuária voltados para o sequestro de carbono e mudanças climáticas. Os pesquisadores apresentaram os laboratórios de nanotecnologia, ótica e fotônica, e inteligência artificial, onde são utilizados equipamentos automatizados e induzido por laser LIBS, para quantificação de carbono, nutrientes e contaminantes no solo, entre outros. Foi explanado ainda, em como a Embrapa tem contribuído para a iniciativa privada e o alcance internacional de seus estudos, em insumos, fertilizantes, piscicultura, qualidade da semente e análises de produtos dentro da porteira.

Mais informações

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Tel: (11)5067-0069