A 2ª Festa da Primavera do Instituto Biológico (IB- APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que aconteceu nos dias 23 e 24 de setembro, marcou o 30º IB de Portas Abertas – a ciência perto de você, e reuniu muitas pessoas na entrada da estação mais florida do ano!
A instituição, que tem em seu DNA a sanidade vegetal e suas interações, teve uma programação extensa onde o conteúdo científico foi compartilhado de maneira interativa, numa linguagem simples e didática para todas as idades.
Em parceria com a Associação de Moradores da Vila Mariana, com a Prefeitura Municipal de São Paulo e a Feira das Deusas, a festa teve dicas para cuidar melhor das plantas, um jardim sensorial, oficina de extração de perfumes das flores, confecção de arranjos florais, dicas sobre polinização, manejo de plantas e segurança alimentar.
Na agenda do fim de semana, entre outras atrações, teve a inauguração da Horta Experimental que, junto com o Programa Sampa + Rural da Prefeitura, levou produtores que trabalham em pequenas unidades de agricultura familiar da cidade e promoveu o plantio de hortaliças com participação dos visitantes.
Para o agricultor Modesto Azevedo, que atende à comunidade da zona sul com sua produção familiar de legumes, verduras e produtos medicinais, esse trabalho é gratificante. “A gente que tem a energia da terra no sangue, vê que tudo que se planta dá, inclusive ervas que curam várias doenças”, comemora.
Para o pesquisador Ricardo Harakava, a horta serve para aplicar e testar tecnologias desenvolvidas no Instituto. “A importância dela é especialmente na área de controle biológico, de pragas e doenças, onde utilizamos fungos e bactérias para proteger as plantas de doenças e promover o crescimento delas, ao invés de utilizar agrotóxicos e, assim, reduzir cada vez mais o uso de produtos químicos na agricultura”, explica.
Participaram do evento a equipe de pesquisadores, estagiários e diretoria do Instituto Biológico que são orgulhosos do trabalho realizado internamente que é levado para a comunidade e aproxima a ciência da população.
Assessoria de Comunicação APTA
Caroline Caram
MTb. 23.064