Gestão – Interação com o setor produtivo marca comemorações dos 26 anos da Defesa Agropecuária

Postado Em: 03/09/2024 - 18:10 | Autor: Assessoria de Comunicação

Nesta segunda-feira, 2 de setembro, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) comemorou 26 anos de atividade e para celebrar, foi realizada, na sede da CDA, em Campinas, cerimonia que contou com palestras técnicas e uma série de homenagens, tanto aos servidores quanto a representantes do setor produtivo, evidenciando a relação entre o órgão e produtores diversos.

Compuseram a mesa de autoridades o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, o superintendente federal de agricultura interino de São Paulo Fabio Paarmann, o subsecretario de agricultura, Orlando de Melo Castro, o subsecretario de abastecimento Diogenes Kassaoka, a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) Daniela Pontes Chiebao, o representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) Rafael Arruda Janeiro e o coordenador da Defesa Agropecuária Luiz Henrique Barrochelo.

Para dar início às comemorações, foram proferidas duas palestras, ministradas na ocasião, por dois representantes do setor produtivo, sendo uma da área animal e outra da área vegetal.

Para abordar a questão dos produtos artesanais paulistas de origem animal, Georges Schnyder, representando o projeto Mundo Mesa, falou sobre a atual interação entre o setor artesanal e a Defesa Agropecuária. “Nós quebramos um paradigma, vocês quebraram um paradigma e este momento é muito importante para o que atualmente acontece no Estado de São Paulo”, afirmou Schnyder.

“Vocês estão fazendo uma verdadeira revolução na gastronomia do Brasil e isso vai ter repercussão no mundo inteiro em um curto espaço de tempo. Tudo isso, graças a uma visão que normatizou e regulamentou a lei de produtos artesanais de origem animal”, complementou o palestrante, enfatizando a simplificação do registro para produtores artesanais se registrarem junto ao Serviço de Inspeção de São Paulo (SISP).

Para abordar a questão vegetal e destacar as iniciativas desenvolvidas entre os setores público e privado, Armando Sugawara falou em nome da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP) e abordou as ações realizadas em conjunto entre as entidades em benefício do produtor.

Além disso, Armando aproveitou a oportunidade para lançar oficialmente, o Manual de Armazenamento de Agrotóxicos para Produtores Rurais e o Manual de Armazenamento de Agrotóxicos para comerciantes de insumos agrícolas, publicação conjunta entre OCESP e Defesa Agropecuária. Na ocasião, um exemplar do manual foi entregue ao secretário Guilherme Piai.

“É um trabalho que foi feito a várias mãos onde tentamos consolidar um norte e uma diretriz para todos os envolvidos na cadeia”, comentou Armando.

“A proposta é levar informação técnica e legal. A possibilidade do trabalho em conjunto é uma porta a mais para a divulgação das atividades de defesa agropecuária em relação ao uso dos agrotóxicos”, comentou Camila Ribeiro Grzybowski, diretora do Centro de Fiscalização de Insumos e Conservação do Solo (CFICS).

Selo de Qualidade

Após as palestras, a cerimonia contou com a entrega de homenagens e também, com as primeiras entregas do “Selo de Qualidade Produto São Paulo – Artesanal”, um selo de certificação concedido a todos os estabelecimentos artesanais reconhecidos pelo SISP.

Durante a cerimonia, foram homenageados com o selo, os estabelecimentos “Estância do Queijo” de Botucatu e a “Salumeria Cassas”, de Santo Antônio da Alegria.

“Criamos o selo para atender aos produtores artesanais paulistas que são os que mais precisam de reconhecimento e certificação. Uma medida como essa garante maior rentabilidade quando chancelamos o valor desse tipo de produção”, afirmou o secretário.

Além do selo, foram homenageadas as empresas “Raiar Orgânicos” de Avaré e a “Gibran Exportadora de Citros” de Itápolis como empresas parceiras e que vêm se qualificando a partir da relação com a Defesa Agropecuária.

Homenagens

Além do setor produtivo, as homenagens também foram entregues a servidores que fazem parte dos 26 anos de história da instituição.

Receberam homenagens os servidores: Lucio Oliveira Leite, Juliana Soares, José Osmar Bortoletti, José Pasquino Anselmo e Ligia Ayres.

Além destes, foram homenageados os servidores que prestaram atendimento em junho a produtores rurais do Rio Grande do Sul, sendo eles: Ailton Jeronimo de Maria, Bruno César Ribeiro da Silva, Carlos Eduardo Oliveira, Charles Custódio, Danilo João Pozzer, Fernando Claudio e Gabriel Brito dos Santos.

“A Defesa Agropecuária é um orgulho pro Estado de São Paulo, sem a defesa o agro para. Além disso é um órgão diretamente ligado à segurança alimentar, a sanidade animal e vegetal, traz prosperidade, habilita de novos mercados,  chancela exportações”, celebrou o secretário em sua fala.

“O que a defesa tem feito pelos produtores de São Paulo, pelas famílias que estão no campo, é um verdadeiro legado então eu tenho que parabenizar esse trabalho e o envolvimento de todos os servidores”, acrescentou Piaí.

“Só temos a agradecer o empenho de todos pelo que estamos fazendo e principalmente, pelo que estamos entregando para a população paulista. Cada vez mais próximos do produtor para que possamos agir cada vez mais de forma parceira”, encerrou o coordenador, Luiz Henrique Barrochelo.

Para fotos da cerimonia, acesse https://www.flickr.com/photos/200974595@N05/albums/72177720320045594.

Por Felipe Nunes