Para discutir uma nova fase do agronegócio nacional, que se depara com a necessidade de aprimorar sua infraestrutura logística, aumentar a competitividade internacional e desenvolver soluções inovadoras, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo participou do GRI Agro 2024, nesta terça-feira (03/09), na capital paulista.
Representando o governador de São Paulo, o secretário de Agricultura, Guilherme Piai, participou do painel Fortalecimento Institucional - A chave para o protagonismo do agronegócio brasileiro, que tratou sobre infraestrutura e logística, parcerias institucionais, pesquisa e inovações. O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, também participou do painel. “Oportunidade importante de demonstrar para lideranças do setor os avanços e ações do agro paulista, ressaltando questões como logística, irrigação, regularização ambiental e fundiária rural, além da importância das parcerias com a iniciativa privada”, destacou Guilherme Piai.
O desenvolvimento sustentável do agronegócio paulista tem como foco aumentar o abastecimento da segurança alimentar mundial, a tecnificação no campo e a redução de emissões de carbono. No primeiro semestre de 2024, as exportações do agro de SP atingiram US$ 14 bilhões, sendo que 78% respondem ao setor sucroalcooleiro, produtos florestais, soja, carnes e sucos.
Vale ressaltar que o Estado de São Paulo possui praticamente metade da produção de cana-de-açúcar e etanol do Brasil, o que representa uma fonte energética zero carbono para suprimento energético industrial em grande escala. Para garantir a produtividade das lavouras paulistas em um cenário de mudanças climáticas, SP também liberou, em 2024, o maior seguro rural da história, que totaliza R$ 100 milhões.