IEA lança site para cálculo de custo de produção rural

Postado Em: 03/08/2023 - 18:47 | Autor: Assessoria de Comunicação

Os produtores rurais brasileiros poderão calcular o seu custo de produção pelo site do Instituto de Economia Agrícola (IEA), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Após lançar, em março de 2023, o aplicativo “Cálculo IEA Custo de Produção”, o Instituto lança a versão web do app.

Numa das palestras a ser realizada no 13º Encontro de Citricultores,  que ocorre nesta sexta-feira (4), no Centro de Citricultura Sylvio Moreira, do Instituto Agronômico (IAC-APTA), em Cordeirópolis, serão apresentados aos produtores o Aplicativo e a versão web do app.

Para o diretor do IEA, Felipe Pires de Camargo, o lançamento significa um grande avanço tecnológico. “A ferramenta foi desenvolvida a partir da metodologia de custo difundida pelos nossos pesquisadores e possibilita ao produtor rural realizar o cálculo preciso de seus custos de produção, permitindo a administração da propriedade e o planejamento da atividade agrícola, resultando numa gestão profissional da propriedade e das oportunidades do setor”, explicou Camargo. 

Cálculo IEA de Custo de Produção  

A ferramenta tem como objetivo fornecer ao produtor rural de cultura anual, perene e semi-perene, como frutas, cana, grãos, hortaliças, a possibilidade de estimar o custo de produção de sua atividade agrícola, utilizando-se a metodologia de custo operacional desenvolvida pelo IEA.  A metodologia considera as despesas efetivamente desembolsadas pelo agricultor mais a depreciação de máquinas e benfeitorias específicas da atividade, dando o resultado de forma rápida e de alta confiabilidade. A ferramenta permite realizar estimativas preliminares de custos fundamentais na tomada de decisão do que plantar e etapas de produção.  Possibilita também realizar simulações de dispêndio entre as safras e obter o valor do custo em reais e dólar.  

Para utilizar a ferramenta, basta o agricultor realizar o download do aplicativo na loja do seu dispositivo móvel ou acessar o site da Instituição (https://www.agricultura.sp.gov.br/pt/web/custo-de-producao), se cadastrar e preencher os dados da propriedade, atividade produtiva, maquinário, mão de obra e operação por atividade para que possa ter, ao final, a análise do custo de produção, e ainda gerar um relatório com o cálculo de custo a partir dos dados cadastrados.  As informações podem ser acessadas pelo usuário tanto no aplicativo como no sistema web, após o cadastramento. 

Custo Operacional 

A equipe de pesquisadores do IEA, Katia Nachiluk, Marli Dias Mascarenhas Oliveira e José Alberto Ângelo, que deu subsídios ao desenvolvimento do App e do site do Cálculo IEA de Custo de Produção, inseriu o conceito de custo operacional desenvolvido pelo Instituto como sendo as despesas efetivamente desembolsadas pelo agricultor mais a depreciação de máquinas e benfeitorias específicas da atividade, que incorporado a outros componentes de custos visam obter o custo total de produção e viabilizar a análise de rentabilidade no curto prazo. 

No preenchimento dos dados é importante que o produtor defina a produção utilizada que pode ser identificada por meio do uso de práticas diferenciadas. As variáveis a serem consideradas referem-se: a manejo no preparo do solo, práticas de plantio e semeadura, espaçamento adotado; técnicas observadas nos tratos culturais e colheita. 

IEA 

O Instituto, fundado em 1942, pesquisa, analisa, gera e divulga conhecimento e informação de qualidade para atender às necessidades da agricultura e da sociedade em geral. As informações servem de parâmetro para a tomada de decisões e para formulação de políticas públicas, induzindo o sistema a melhores negociações, em benefício das cadeias de produção do setor, nos âmbitos estadual e nacional. O IEA se tornou o braço econômico da APTA e foi o primeiro a sistematizar os estudos sobre economia agrícola no Brasil.  

APTA 

A APTA coordena e gerencia as atividades de ciência e tecnologia voltadas ao agronegócio por meio dos institutos Agronômico (IAC), Biológico (IB), de Economia Agrícola (IEA), de Pesca (IP), de Tecnologia de Alimentos (ITAL) e de Zootecnia (IZ), além de 18 Unidades Regionais distribuídas estrategicamente no Estado de São Paulo e do Departamento de Gestão Estratégica (DGE).

As unidades de pesquisa da APTA atendem à demanda tecnológica das diversas cadeias de produção do agronegócio, utilizando seu potencial de geração e transferência de conhecimento numa visão de desenvolvimento sustentado, com foco na inovação com responsabilidade social e ambiental. Por meio de suas atividades de pesquisa e produção de bens e serviços, a APTA contribui para o desenvolvimento regional, inovação científica e tecnológica e fortalecimento da economia baseada no agronegócio.

Por Celio Soares

Assessoria de imprensa APTA

celio.soares@sp.gov.br