Instituto de Pesca no Aquishow 2024: inovação e ações estratégicas para aquicultura

Postado Em: 17/05/2024 - 17:24 | Autor: Assessoria de Comunicação

Aquishow no Instituto de Pesca de São José do Rio Preto

A 13ª edição do Aquishow Brasil será realizada entre os dias 21 e 23 de maio, das 9h às 18h, no Centro Avançado de Pesquisa e Desenvolvimento do Pescado Continental (CAPDPC), do Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, localizado em São José do Rio Preto/SP. O tema da feira este ano é “Da Produção ao Consumo”.

O Aquishow Brasil destaca-se como um dos principais eventos de Aquicultura no país e na América Latina, integrando todos os segmentos da cadeia produtiva, desde a produção até o consumo. Reconhecido como o epicentro dos lançamentos das principais tendências e inovações para a Aquicultura Brasileira, o evento é uma referência no setor.

O evento terá uma megaestrutura com mais de seis mil metros quadrados de área construída, reunindo as principais marcas do setor e mais de sete mil visitantes, de diferentes regiões brasileiras e até mesmo do exterior.

Segundo a diretora-geral do IP, Cristiane Neiva, “essa parceria entre o Instituto de Pesca e o Aquishow tem se mostrado muito importante para apoiar o desenvolvimento da aquicultura em São Paulo e no Brasil. Aqui em nossa unidade temos, além do espaço onde ficam a maioria dos expositores, nossos tanques de cultivo, local onde empresas podem demonstrar seus produtos, além daqueles que se tornam atração com nossos experimentos. Além disso, os visitantes têm a possibilidade de participar de uma visita guiada em nosso centro de pesquisa, observando de perto como pesquisas de ponta são desenvolvidas. Estamos muito felizes com essa parceria que a cada ano se mostra mais forte e relevante”.

Ações do Instituto de Pesca na feira

O Instituto de Pesca estará presente no Aquishow durante os três dias de evento e realizará o Agrifutura Pescado em um espaço denominado Arena de Inovação. Neste espaço, além das ações voltadas para a inovação, o público poderá ter contato com o corpo técnico do IP e, consequentemente, com as pesquisas realizadas pela instituição. O Instituto receberá alunos de graduação, pós-graduação e startups que participarão da Maratona de Inovação, onde ocorrerão mentorias, apresentações e muito networking.

O Agrifutura Pescado, idealizado pelo Instituto de Pesca, surgiu em 2022 como uma derivação (spin-off) da marca registrada de inovação Agrifutura, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, sob curadoria dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) dos institutos de pesquisa da agência.

A proposta é trazer a inovação para perto da cadeia do pescado, fomentando networking, negócios, pensamento inovador e o consumo, atuando em cooperação com entidades estaduais, associações e instituições de ensino, visando impulsionar o setor aquícola.

De acordo com o pesquisador e diretor de inovação do IP, Marcelo Ricardo, “o Agrifutura Pescado é hoje um dos maiores eventos de inovação na cadeia do pescado. Nesta edição, durante os três dias da feira, estaremos realizando nossa maratona com estudantes e startups que estarão realizando atividades de forma orgânica com a feira, buscando as dores do setor junto aos expositores e criando grandes ideias em nossa Arena de Inovação. Tudo isso com mentoria do Instituto de Pesca e de nossos parceiros. No final, todos estarão apresentando seus pitches no palco do Aquishow Brasil. Neste sentido, o Agrifutura Pescado impulsiona o progresso e a criatividade”, finaliza.

Nesta edição do Aquishow, o Instituto também apresentará os últimos resultados de alguns dos seus projetos de pesquisa e programa, que são: o CCD – Centro de Ciência para o Desenvolvimento de Sanidade em Piscicultura (CCD- SP), Programa de Integração para a Piscicultura, Agricultura e Pecuária (IPAP) e o Projeto Pescado para Saúde. A exposição dos projetos estará ao lado dos tanques de cultivo na estrutura do CAPDPC.

Instituto de Pesca tem indicados ao Prêmio Inovação Aquícola

O pesquisador e diretor de Inovação Tecnológica do Instituto de Pesca, Marcelo Ricardo de Souza, é um dos indicados ao Prêmio Inovação Aquícola, na categoria Academia, pela idealização e coordenação do inovador evento Agrifutura Pescado, um evento que acontece nas principais feiras do setor, visando trazer a inovação para perto da cadeia do pescado, fomentando networking, negócios, inovações, pensamento inovador e o consumo. Com um olhar macro e sempre muito atualizado sob as demandas e dores da cadeia do pescado, Marcelo é doutor em Zoologia (Unesp) e mestre em Aquicultura e Pesca (IP-Apta) e, além das inovações que vem implantado na instituição, desenvolve pesquisas nas áreas da ciência pesqueira, avaliação de estoques, dinâmica de populações e ecologia de ambientes marinhos, estuarinos e continentais; tendo tempo ainda para se dedicar à família, MBA e uma de suas paixões que é aprender e ensinar sobre ciência de dados.

Já Fábio Sussel, pesquisador científico também do Instituto de Pesca, concorre ao mesmo prêmio, porém na categoria Sustentabilidade, por meio da plataforma FishCode, que visa fomentar o consumo de proteína aquática de forma prática e sustentável. Fábio é zootecnista, possui mestrado em Nutrição de Peixes (Unesp) e doutorado, também em Nutrição de Peixes (USP). É especialista em proteína aquática, com ênfase na produção comercial de lambari, produção de camarão marinho em água salinizada e um apaixonado pela divulgação científica.

Além dos dois pesquisadores, o Instituto de Pesca participa, ainda, por meio da parceria com a empresa Biocamp, do Prêmio Inovação Aquícola, com o probiótico Colostrum® Aqua: Impulsionando a Performance e Sustentabilidade na Aquicultura com Seleção de Cepas Probióticas Específicas de Tilápia-do-nilo, produto desenvolvido por uma equipe de pesquisadores especialistas em sanidade animal do IP, que será comercializado pela Biocamp.

Programação do IP no Aquishow

Este ano o Instituto de Pesca estará presente no pavilhão Aquishow, durante os três dias da feira, e realizará o Agrifutura Pescado em um espaço denominado Arena de Inovação, um estande montado em um dos espaços da feira.

20/05 – Abertura - Parque Tecnológico

19h30 - Lançamento do Aquishow e Premiações (IP concorre em algumas categorias).

21 a 23/05 – Arena Inovação

Diversas ações do Agrifutura Pescado com pesquisadores e estudantes.

21/05 - Auditório do CAPDPC - IP

9h - Reunião sobre APL do Pescado de Santa Fé do Sul - Coordenação das Câmaras Setoriais da SAA

15h - Reunião da Câmara Setorial Produção, Extrativismo e Indústria do Pescado - apresentações do IP, Cati e CDA.

22/05 – Embrapa

A definir - Reunião Técnica para Priorização de Sinais e Tendências na Aquicultura Continental – Corpo técnico do Instituto de Pesca apoia.

23/05 – Diversos locais

09h às 12h30 – Centro do IP: Visita Técnica à estrutura do CAPDPC – Ponto de encontro no estande do Agrifutura Pescado

13h às 15h – Auditório do Instituto de Pesca: Reunião COMPESCA /FIESP Tema: IA e outras tecnologias aplicadas a aquicultura

15h30 às 16h - Sala 1 Aquishow - Palestra: “Ações estratégicas para o desenvolvimento da aquicultura no Estado de São Paulo” - Cristiane Neiva – Diretora do Instituto de Pesca

20h - Confraternização

Instituto de Pesca

O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.

Informações à imprensa

Instituto de Pesca 

Núcleo de Comunicação Científica 

Gabriela Souza /Andressa Claudino

Cel.: (11) 94147-8525

ipcomunica@sp.gov.br 

www.pesca.sp.gov.br