Ital e IAC propõem embalagem à base de papel para morangos

Postado Em: 18/02/2022 - 16:42 | Autor: Assessoria de Comunicação

Institutos da Secretaria de Agricultura de SP apresentam proposta alternativa ao plástico em webinar gratuito na quarta-feira (23)

As famosas cumbucas plásticas que acondicionam morangos para distribuição e comercialização podem ser substituídas por uma nova versão em papel-cartão, material que já vem sendo empregado em copos de uso único e embalagens de fast-food. Essa possibilidade será apresentada na quarta-feira (24), das 14h às 16h, em webinar gratuito promovido pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) em parceria com o Instituto Agronômico (IAC), órgãos de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo – inscreva-se ou acompanhe a transmissão pelo canal do YouTube da SAA.

Apesar de serem necessários estudos adicionais, a embalagem alternativa já obteve resultados promissores. “A busca por embalagens que causem menos impacto ao meio ambiente permeia cada vez mais nossa sociedade. Com a colaboração da Associação dos Produtores de Morango de Atibaia, Jarinu e Região, conseguimos avançar na concretização de uma embalagem eficiente e sustentável para essa fruta que é tão apreciada pelos consumidores não só in natura como em produtos alimentícios diversos”, ressalta o pesquisador Tiago Dantas, do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) do Ital, responsável por essa entrega tecnológica do Programa de Metas do governo estadual.

Ao lado das pesquisadoras Juliana Sanches de Laurentiz, Eliane Aparecida Benato Rodrigues da Silva e Sílvia Regina de Toledo Valentini, do IAC, Tiago detalhará os resultados obtidos pela equipe, que contou com o suporte de Fabricio Carnevale e Samantha Neves, ambos da Lounge Comunicação e Design, e da Suzano Papel e Celulose, representada pela coordenadora de Desenvolvimento de Negócios e Marketing de Produto Papelcartão Daniele Carolina Brogliatto, profissionais que também integrarão o webinar. Completa a programação a diretora de Programação de Pesquisa e vice-diretora do Ital, Gisele Camargo.

Sobre o Ital

Localizado em Campinas/SP, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) realiza pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas.

Fundado em 1963, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o Ital possui unidades técnicas especializadas em carnes, produtos de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças e embalagens, sendo certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025.

Por meio do Centro de Inovação em Proteína Vegetal, do Núcleo de Inovação Tecnológica e da Plataforma de Inovação Tecnológica, o Ital estimula alianças estratégicas para inovação e projetos de cooperação. Possui ainda Programa de Pós-Graduação aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Outras informações estão disponíveis no site http://www.ital.agricultura.sp.gov.br.