Ital oferece três dias de workshop gratuito focado em tendências em alimentos e perspectivas para 2030

Postado Em: 08/04/2022 - 14:29 | Autor: Assessoria de Comunicação

Evento do órgão da Secretaria de Agricultura de SP ocorrerá durante a Anufood Brazil, de 12 a 14 de abril, no São Paulo Expo

As tendências da última década e perspectivas para 2030 no setor de alimentos e seus segmentos industriais serão foco de workshop gratuito promovido pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) de 12 a 14 de abril, das 14h às 16h, durante a Anufood Brazil, no São Paulo Expo – inscreva-se. Vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, o Ital estará à frente de seis das cerca de 60 horas de conteúdo especializado programado para a feira internacional que se originou da Anuga, centenária feira alemã exclusiva para o setor de alimentos e bebidas. Cada dia de workshop será composto por palestra com liderança do Ital sucedida por painel com gestores de indústrias de alimentos, bebidas não alcoólicas e ingredientes.

Considerando o amplo conjunto de tendências identificado pelos estudos da Série Ital Brasil Trends 2020, lançada entre 2010 e 2017, o coordenador da Plataforma de Inovação Tecnológica (PITec) do Instituto, Raul Amaral, analisará no primeiro dia quais delas estão em evidência na atualidade e o diretor de Assuntos Institucionais do Ital, Luis Madi, guiará os painelistas na apresentação de perpectivas para 2030 a partir de casos de tendências Conveniência e Praticidade, Saudabilidade e Bem-Estar, Sustentabilidade e Ética e Confiabilidade e Qualidade. Participarão representantes da Seara, da General Mills, da Unilever e da Synergy.

Embasado no estudo Brasil Pack Trends 2020, que identificou as macrotendências no setor de embalagem de alimentos, o segundo dia terá como palestrante a diretora de Inovação em Produtos e Processos do Ital, Claire Sarantópoulos, que analisará quais estão cada vez mais proeminentes nos últimos dez anos e liderará os painelistas na apresentação e discussão de casos de forma a identificar tendências que influenciarão o mercado até 2030. Além de representantes da FoodVentures, Fabio Mestriner Design & Inteligência de Embalagem e FGV-EAESP, integra o painel Aline Lemos, pesquisadora do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) do Ital, que focará na legislação de embalagens para contato com alimentos.


Já o terceiro dia de workshop será dedicado à inovação em alimentos e recursos renováveis a partir da cooperação de mais de uma década entre o Ital e o Instituto Fraunhofer para Engenharia de Processos e Embalagem (Fraunhofer IVV), da Alemanha. Luis Madi abordará um breve panorama de PD&I em conjunto e então o coordenador de Projetos de Bioeconomia do Fraunhofer, Alexandre Martins Moreira, apresentará a Plataforma de Inovação Fraunhofer para Novos Sistemas Alimentares (FIP-NFS@ITAL), sediada no Ital abrangendo também os demais órgãos da Apta para pesquisas aplicadas multidisciplinares, e coordenará painel dedicado a novas fontes de alimentos no Brasil com foco na macaúba. Participarão os pesquisadores Roseli Ferrari, do Centro de Ciencia e Qualidade de Alimentos (CCQA) do Ital, e Carlos Colombo, do Instituto Agronômico (IAC), além de representante do Inocas, spin-off de projeto de pesquisa da Incubadora de Inovações da Universidade Leuphana Lueneburg em cooperação com a Faculdade de Engenharia Florestal da Universidade de Yale.

Sobre o Ital

Localizado em Campinas/SP, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) realiza pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas.

Fundado em 1963, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o Ital possui unidades técnicas especializadas em carnes, produtos de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças e embalagens, sendo certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025.

Por meio do Centro de Inovação em Proteína Vegetal, do Núcleo de Inovação Tecnológica e da Plataforma de Inovação Tecnológica, o Ital estimula alianças estratégicas para inovação e projetos de cooperação. Possui ainda Programa de Pós-Graduação aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Outras informações estão disponíveis no site http://www.ital.agricultura.sp.gov.br.