IZ realiza capacitação voltada à técnica de PCR Convencional

Postado Em: 14/03/2024 - 18:43 | Autor: Assessoria de Comunicação

Com o objetivo de promover capacitação teórica e prática para realização de análises de PCR (Reação em Cadeia da Polimerase), o Instituto de Zootecnia (IZ-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, realizará entre os dias 08 e 11 de abril o “Curso Teórico e Prático da PCR Convencional”.  Destinado a estudantes, técnicos, pesquisadores e demais interessados, o curso acontece na sede do IZ, em Nova Odessa.

A PCR é uma metodologia amplamente utilizada por diferentes áreas do conhecimento como saúde e segurança alimentar. Constitui uma técnica de biologia molecular e, devido a sua alta sensibilidade e especificidade, é empregada para detectar microrganismos como vírus, bactérias, protozoários e fungos, possibilitando, por exemplo, o diagnóstico de várias doenças ou contaminação de água e alimentos por microrganismos. Na agropecuária a técnica pode ser usada, por exemplo, na detecção da presença de alimentos transgênicos em produtos alimentícios, ou de carne suína em outros produtos cárneos (não aceita por determinados grupos de pessoas). Também, pode ser aplicada para detectar a presença de leite de vaca em leite e produtos lácteos de ovelha, búfala ou cabra, ou mesmo a presença de beta caseína A1 em leite e produtos lácteos do tipo A2 (sendo a beta caseína A1 associada a problemas de inflamação das mucosas gástrica e intestinal em algumas pessoas).

Sob coordenação do assistente técnico de pesquisa Rodrigo Giglioti e do pesquisador Aníbal Eugênio Vercesi Filho, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Genética do IZ, o curso abordará de forma aprofundada os principais aspectos relacionados ao uso da PCR na rotina laboratorial.

Na parte teórica, Giglioti e Vercesi apresentarão o conteúdo fundamental para entendimento do assunto, com os temas: “Introdução à Biologia Molecular com ênfase na estrutura de ácidos nucleicos e replicação do DNA”, “Extração de ácidos nucleicos” e “Reação em Cadeia Polimerase (PCR): desenhos de primers PCR convencional e eletroforese em gel de agarose”.

Nas aulas práticas, que serão conduzidas no Laboratório de Genética do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Genética do IZ, os participantes aprenderão a fazer extração de DNA a partir de amostras de sangue e pelames, realizar ensaio de PCR e uso de termociclador e eletroforese, além das análises dos produtos de PCR por corrida eletroforética em gel de agarose.

 

Serviço

Curso Teórico e Prático da PCR Convencional

Data: 8 a 11 de abril, das 08 às 17h

Local: Instituto de Zootecnia. Rua Heitor Penteado, 56, Centro - Nova Odessa-SP

Informações e inscrições: https://iz.agricultura.sp.gov.br/evento.php?id=449

Valores: R$ 500,00 (inscrições até 5 de Abril)