IZ realiza webinar para mostrar como a pecuária pode ser mais sustentável

Postado Em: 26/07/2021 - 14:50 | Autor: Assessoria de Comunicação

Evento contará com participação de pesquisadores do Brasil e do exterior, além da iniciativa privada; Instituto tem um dos únicos laboratórios do mundo equipados para pesquisa na área de fermentação ruminal

Uma pecuária sustentável é sim possível, segundo pesquisadores do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Para isso, porém, é preciso investir cada vez mais em pesquisas científicas, que avançarão no conhecimento e trarão mais tecnologias ao setor produtivo, alcançando assim maior produtividade, com menos impacto ambiental. Este assunto será pauta do Webinar Pecuária Sustentável, Sim é Possível!, que será realizado em 29 de julho, a partir das 8h, no Youtube do Canal Rural.

O evento online tem o objetivo de discutir a produção sustentável de carne, explicando para o público a importância do consumo de carne vermelha e como o argumento de que a diminuição da quantidade desse produto na dieta para melhorar o meio ambiente não é verdadeiro. Esse tema será discutido amplamente pelo pesquisador da Universidade de Davis, Frank Mitloehner, um dos parceiros do Instituto de Zootecnia.

Os participantes do evento também discutirão as estratégias de utilização de sistemas de manejo para a produção de carne a pasto e apresentarão técnicas e equipamentos laboratoriais que existem em poucos laboratórios ao redor do mundo e que são ferramentas poderosas para o desenvolvimento de pesquisas de nutrição de ruminantes, impactando diretamente a cadeia produtiva.

“O Laboratório de Fermentação Ruminal e Nutrição de Bovinos de Corte do Instituto de Zootecnia de São Paulo, inaugurado em julho deste ano, é um dos poucos do mundo em que temos tecnologia para estudarmos o que ocorre dentro do rúmen dos animais, verificando  o que podemos fazer para otimizar a fermentação ruminal e, assim, diminuir as emissões do metano entérico, que é natural no processo de fermentação dos bovinos”, explica Renata Branco Arnandes, pesquisadora do IZ e diretora do Departamento de Gestão Estratégica da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).

Um dos projetos em desenvolvimento no laboratório é realizado em conjunto com as empresas SilvaTeam e a JBS e busca reduzir justamente a emissão de metano na atmosfera a partir do uso de aditivos que tornam o processo de fermentação da dieta mais eficiente. “Temos em nosso laboratório um equipamento que simula as condições do rúmen, que é a parte anterior ao estômago do animal. Esse rúmen artificial permite que a gente acompanhe as transformações que ocorrem no processo de fermentação e meça com precisão o potencial de aditivos para reduzir as emissões”, conta a pesquisadora.

De acordo com Renata, um dos diferenciais do IZ é que as pesquisas iniciadas no laboratório depois são testadas no campo, com os animais em sistema de pasto e confinamento. Isso traz resultados mais consistentes para os estudos e para os usuários das tecnologias, uma vez que são validadas no laboratório e no confinamento.

Os recursos para a criação do laboratório foram aportados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), por meio do Plano de Desenvolvimento Institucional em Pesquisa (PDIP). A Secretaria de Agricultura e Abastecimento assinou também em julho deste ano protocolos de intenções com a JBS e SilvaTeam, visando ações conjuntas com o IZ para o desenvolvimento sustentável da pecuária paulista e nacional.

Webinar Pecuária Sustentável, Sim é Possível!,

O Webinar Pecuária Sustentável, Sim é Possível! terá a participação do secretário de Agricultura, Itamar Borges, e do diretor de Relações com Pecuarista da Friboi, Fábio Guerra Dias. O evento terá apresentação de Marco Ribeiro, jornalista do programa Giro do Boi do Canal Rural.

O primeiro tema discutido no webinar será os “Segunda sem carne, melhora o meio ambiente?”. O pesquisador da Universidade da Califórnia (UC Davis), Frank Mitloehner apresentará palestra sobre o tema.

Em seguida, será discutido o tema “Ferramentas de pesquisa para otimização da utilização de alimentos”, que terá como palestrante Antônio Pinheiro Faciola, da Universidade da Flórida-Gainesville.

Como produzir carne bovina em sistemas integrados de produção sustentável também será pauta do evento. O pesquisador de bovinos de corte da De Heus, Fabiano Alvim Barbosa, fará palestra sobre o assunto.

O evento será finalizado com uma mesa redonda com todos os palestrantes, moderada por Renata Branco, Eduardo de Paula, pesquisadores do Instituto de Zootecnia, e Fábio Dias, da JBS

Serviço

Webinar Pecuária Sustentável, Sim é Possível!,

Data: 29/07

Horário: 8:30h

Local: Youtube do Canal Rural

https://www.youtube.com/channel/UCcmbSgSpK0dQhw3IBaBGo-g 

 

Por Fernanda Domiciano

Assessoria de Imprensa – APTA

fdomiciano@sp.gov.br

gsalmeida@sp.gov.br