Ministério da Agricultura aprova o uso de fitossanitário desenvolvido pelo IB

Postado Em: 19/04/2023 - 18:55 | Autor: Assessoria de Comunicação

A cafeicultura ganhou reforço com a republicação da Especificação de Referência 10, do agente microbiológico Beauveria bassiana (isolado IBCB 66), que teve como objetivo a inclusão do alvo Hypothenmus hampei (broca-do-café) e contou com a contribuição de José Eduardo Marcondes de Almeida, pesquisador do Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria da Agricultura de São Paulo. A partir de agora, as empresas com produtos registrados pela ER 10 terão 180 dias para efetuar as alterações em rótulo e bula, conforme estabelecido pelo Ato CGAA nº 88/2019.

A boa notícia veio da Portaria nº 784, publicada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), nesta terça-feira (18), que traz novas especificações de referência para o registro de produtos fitossanitários com uso aprovado para a agricultura orgânica, além de uma republicação da ER 10.

Os ingredientes ativos das novas ER são de amplo acesso, tornando possível que qualquer empresa interessada solicite o registro de produtos de baixo impacto para uso nos sistemas de produção orgânico e, também, convencional.

Tereza Cristina Saminêz, do Serviço de Especificações de Referência, explica que já tem 60 produtos com diferentes marcas comerciais registrados com base na ER 10. “Como a inclusão do novo alvo na indicação de uso é compulsória, o cafeicultor passará a contar, em menos de seis meses, com todos esses produtos para o manejo da broca na lavoura”, comemora.