Município Agro - Ranking Paulista é tema de reunião na Secretaria de Agricultura de SP

Postado Em: 06/10/2023 - 13:06 | Autor: Assessoria de Comunicação

Na manhã desta quinta-feira (05), representantes da Pasta estiveram reunidos, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), com o secretário executivo, Guilherme Piai, para apresentar o panorama atual e discutir as diretrizes para o novo ciclo do Município Agro - Ranking Paulista.

O programa é parte de uma política de estado que tem como proposta incentivar parcerias público-privadas, bem como contemplar segurança, mobilidade, conectividade, preservação ambiental, saneamento, entre outras áreas, com o objetivo de garantir mais qualidade de vida para pequenos e médios produtores rurais, impulsionar a economia dos municípios e o crescimento da indústria de alimentos e serviços.

A cada ano, as prefeituras apresentam trabalhos que atestam eficiência na gestão de bens e recursos públicos, com visão estratégica para a sustentabilidade do agro e geração de emprego e renda. O secretário executivo, Guilherme Piai, enfatizou a iniciativa e detalhou ações para potencializar ainda mais o programa.

“O Município Agro é uma joia rara para a Secretaria. Precisamos alinhar os recursos dele, organizar junto com os coordenadores um planejamento estratégico, para envolver todos os municípios, com premiações que os motivem a participarem. Este programa bem estruturado, nós vamos deixá-lo como herança para as futuras gestões”, disse Guilherme Piai.

Para a edição 2022/2023, a previsão de premiação, segundo os responsáveis, está prevista a partir de 23 de novembro deste ano.

No encontro, também, foi apresentado o balanço geral do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que tem a finalidade de geração de renda para o pequeno produtor e segurança alimentar para famílias em situação de vulnerabilidade. Em São Paulo, o programa é executado com apoio dos municípios que aderem ao programa ligado ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Vale ressaltar que estão previstas as inaugurações de duas unidades, nos próximos meses, sendo em Álvares Machado e Borborema. Outra pauta levantada, ao secretário executivo, foi a criação do projeto de lei para o programa Cesta Verde.

Estiveram presentes os coordenadores da CATI, Fabiana Gouvvea, acompanhado de Marcus Vinicius; o das Câmaras Setoriais, José Carlos; o de Ação Regional, Luís Gustavo Ferreira; o de Gestão de Convênios, Eduardo Sena; e do Programa AgroSP + Seguro, Edson Araujo.