Painel de Estudos Aplicados em Arranjos Produtivos Locais Agroindustriais Rurais Paulistas (PEA) é destaque em reunião com USP Sustentabilidade

Postado Em: 27/04/2023 - 18:00 | Autor: Assessoria de Comunicação

Instituído por meio da Res SAA 69/21, o Painel de Estudos Aplicados em Arranjos Produtivos Locais Agroindustriais Rurais – PEA/SAA-SP atua no reconhecimento e fomento de Arranjos Produtivo Locais do Agro

Na tarde desta terça-feira (25/04), o coordenador da Assessoria Técnica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP e coordenador-geral do PEA/SAA, Alberto Amorim, recebeu na sede da SAA, representantes da USP Sustentabilidade. 

Estiveram presentes a Profª Dra. Patricia Iglecias, superintendente da Gestão Ambiental da USP e Coordenadora do USP Sustentabilidade, a Profª Dra. Fernanda Brando, docente na USP Ribeirão Preto, e a Dra. Nina Lyz de Abreu Nunes, doutora em Políticas Públicas.

A reunião teve como objetivo a apresentação do PEA e dos avanços da Secretaria no âmbito dos Arranjos Produtivos Locais (APL). Foi ainda apresentada a proposta de um termo de cooperação técnico-científico que visa o suporte do USP “Susten” ao Painel.

A Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo instituiu o Painel de Estudos Aplicados em Arranjos Produtivos Locais Agroindustriais Rurais para atuação com cinco ações, com orientação ao reconhecimento e fomento de Arranjos Produtivo Locais pertencentes ao agronegócio.

Já a USP Sustentabilidade é vinculada à Superintendência de Gestão Ambiental – SGA da USP.
A Universidade de São Paulo, pela Resolução 6062 de 27 de fevereiro de 2012, criou a Superintendência de Gestão Ambiental – SGA com o objetivo de planejar, implantar, manter e promover a sustentabilidade ambiental nos campi da Universidade de São Paulo.

A SGA busca incorporar a dimensão ambiental de sustentabilidade a todas as políticas, planos e atividades da universidade, sejam elas nas áreas de ensino, pesquisa, extensão ou gestão.

Do corpo técnico da SAA, compareceram Marcio Queiroz (Especialista Ambiental - ATG/SAA-SP), Miriam Takahashi (Executivo Público - ATG/SAA-SP), João Pimentel (Assistente Agropecuário - ATG/SAA-SP), Rita Coelho (Assistente Agropecuário - ATG/SAA-SP), Rudinéia Augusto (Assessora Técnica - ATG/SAA-SP), Felipe Pires de Camargo (Diretor do IEA/SAA-SP) e Adriana Lemos ( Executivo Público -  PEA/SAA-SP)