O Secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Itamar Borges, recebeu hoje, 19, pescadores e produtores artesanais do litoral em reunião na sede da SAA. Na pauta, o auxílio para o fomento da pesca na zona litorânea, ajuda com a Lei Estadual nº 11.165 (2002) que institui o Código de Pesca e Aquicultura e a elaboração de um projeto nos moldes do Cozinhalimento voltado para os Pescadores.
O Secretário ouviu as propostas e agora dará encaminhamento nas mesmas. Como resultado imediato, já ficou acertado a criação de um Grupo de Trabalho para tratar sobre marcos regulatórios e propostas para o setor, além do desenvolvimento de um questionário de Arranjos Produtivos Locais (APLs) para que seja alcançado um retrato dos produtores da pesca como é feito pelo Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária (LUPA).
Foram recebidos na reunião: da Colônia Z5 de Pescadores de Peruíbe, Eliana Gomes; o Presidente Colônia de Ubatuba, Jerri Faria; a liderança dos pescadores de Ilhabela, Felipe Caranha; do Instituto MARAMAR, Fabrício Gandini; da Colônia Z10 de Pescadores de Ubatuba, Gerson Souza.
Participaram da reunião por parte da SAA: o coordenador da Apta, Sergio Tutui; o coordenador da Cati, Alexandre Grassi; a diretora do Instituto de Pesca, Cristiane Neiva; o Coordenador técnico da SAA, Alberto Amorim; a assessora da APTA, Adriana Verdi; a diretora técnica da SAA, Cris Murgel; o Diretor Técnico de divisão do EDR-SP, Hemerson Fernandes Calgaro; o Assessor Técnico de Coordenador da CATI, Jairo Tcatchenco; o diretor do Escritório de Defesa Agropecuária de São Paulo, Wander Marques Dias.