A Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento − via Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Pindamonhnagaba − e o Sindicato Rural se uniram para organizar e apoiar produtores a ganharem mais uma alternativa de comercialização. A 1.a Feira do Produtor Rural aconteceu no dia 12 de fevereiro, no Parque da Cidade, local já conhecido e frequentado pela população em geral. Trata-se de uma nova alternativa de comercialização, tanto para os produtores quanto para os consumidores, que poderão adquirir produtos diretamente do produtor rural, sem intermediários.
A Feira do Produtor, que ocorre das 16h às 20h, deverá se repetir mensalmente e já existem outros interessados, além dos 18 que expuseram os produtos na inauguração. A iniciativa da realização de uma Feira do Produtor partiu da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e contou com apoio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e do Meio Ambiente, do Fundo Social de Solidariedade e, também, da Casa da Agricultura e CATI Regional, que divulgaram junto aos produtores rurais o evento, incentivando-os a participar. “São produtores tanto de hortifrutigranjeiros convencionais como de orgânicos”, contou a engenheira agrônoma Telma Teresa de Aquino, da Casa da Agricultura, que acredita que, com o tempo, outros irão aderir à Feira.

O espaço cedido no Parque da Cidade conta com um galpão de alvenaria onde ficavam as antigas cocheiras e baias doe um haras e área externa onde foram instaladas tendas para uma área de alimentação e estandes destinados ao comércio de artesanatos.
Telma Aquino, além de chefiar a Casa da Agricultura local, é secretária-executiva do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), também apoiador do evento. “A Feira do Produtor Rural é um projeto novo no município, mas com grande potencial de proporcionar maior renda ao produtor pela venda direta, e, além disso, uma oferta variada de produtos frescos, como frutas, legumes e verduras, grãos, cereais, assim como processados artesanalmente como doces, conservas, temperos, molhos epães caseiros de qualidade”, argumenta a técnica.

O agricultor Cláudio Salgado de Macedo, proprietário da Fazenda Graminha, localizada no bairro Ribeirão Grande, ficou muito satisfeito com a sua participação na Feira. “Mais do que um canal de comercialização, a Feira promove a valorização dos produtos locais da zona rural, em especial os da agricultura orgânica”, afirma Cláudio, satisfeito com essa primeira edição.
O Parque da Cidade, com uma área de 480 mil metros quadrados, tornou-se, em 2011, uma propriedade municipal. Desde então, é um local procurado pela população para a prática de exercícios físicos, entretenimento, cultura e lazer, oferecendo contato com a natureza. O espaço possui quadras esportivas de areias, parque infantil, pista de caminhada e corrida, mesas para piqueniques, trilhas e pista de mountain bike. É, também, o local onde acontecem feiras e eventos. “Por agregar várias atividades, a Feira do Produtor tem grande potencial de crescimento e sucesso”, afirma Halley Carvalho, diretor da CATI Regional Pindamonhangaba.
Graça Moreira D’Auria – Jornalista – Centro de Comunicação Rural (Cecor/CATI/SAA) com informações da jornalista Cristiane Hungria – mgdauria@sp.gov.br – cecor@sp.gov.br