Pindamonhangaba ganha Feira do Produtor Rural

Postado Em: 17/02/2022 - 13:49 | Autor: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento − via Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Pindamonhnagaba − e o Sindicato Rural se uniram para organizar e apoiar produtores a ganharem mais uma alternativa de comercialização. A 1.a Feira do Produtor Rural aconteceu no dia 12 de fevereiro, no Parque da Cidade, local já conhecido e frequentado pela população em geral. Trata-se de uma nova alternativa de comercialização, tanto para os produtores quanto para os consumidores, que poderão adquirir produtos diretamente do produtor rural, sem intermediários.

A Feira do Produtor, que ocorre das 16h às 20h, deverá se repetir mensalmente e já existem outros interessados, além dos 18 que expuseram os produtos na inauguração. A iniciativa da realização de uma Feira do Produtor partiu da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e contou com apoio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e do Meio Ambiente, do Fundo Social de Solidariedade e, também, da Casa da Agricultura e CATI Regional, que divulgaram junto aos produtores rurais o evento, incentivando-os a participar. “São produtores tanto de hortifrutigranjeiros convencionais como de orgânicos”, contou a engenheira agrônoma Telma Teresa de Aquino, da Casa da Agricultura, que acredita que, com o tempo, outros irão aderir à Feira.


 

O espaço cedido no Parque da Cidade conta com um galpão de alvenaria onde ficavam as antigas cocheiras e baias doe um haras e área externa onde foram instaladas tendas para uma área de alimentação e estandes destinados ao comércio de artesanatos.

Telma Aquino, além de chefiar a Casa da Agricultura local, é secretária-executiva do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), também apoiador do evento. “A Feira do Produtor Rural é um projeto novo no município, mas com grande potencial de proporcionar maior renda ao produtor pela venda direta, e, além disso, uma oferta variada de produtos frescos, como frutas, legumes e verduras, grãos, cereais, assim como processados artesanalmente como doces, conservas, temperos, molhos epães caseiros de qualidade”, argumenta a técnica.


 

O agricultor Cláudio Salgado de Macedo, proprietário da Fazenda Graminha, localizada no bairro Ribeirão Grande, ficou muito satisfeito com a sua participação na Feira. “Mais do que um canal de comercialização, a Feira promove a valorização dos produtos locais da zona rural, em especial os da agricultura orgânica”, afirma Cláudio, satisfeito com essa primeira edição.

Parque da Cidade, com uma área de 480 mil metros quadrados, tornou-se, em 2011, uma propriedade municipal. Desde então, é um local procurado pela população para a prática de exercícios físicos, entretenimento, cultura e lazer, oferecendo contato com a natureza. O espaço possui quadras esportivas de areias, parque infantil, pista de caminhada e corrida, mesas para piqueniques, trilhas e pista de mountain bike. É, também, o local onde acontecem feiras e eventos. “Por agregar várias atividades, a Feira do Produtor tem grande potencial de crescimento e sucesso”, afirma Halley Carvalho, diretor da CATI Regional Pindamonhangaba.

 

Graça Moreira D’Auria – Jornalista – Centro de Comunicação Rural (Cecor/CATI/SAA) com informações da jornalista Cristiane Hungria – mgdauria@sp.gov.br – cecor@sp.gov.br