Projeto Cozinhalimento é destaque em reunião da Secretaria

Postado Em: 22/09/2023 - 12:17 | Autor: Assessoria de Comunicação

Somente neste ano, já foram entregues 102 cozinhas que visam a capacitação e geração de renda à população

 

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Antonio Junqueira, recebeu na tarde desta quinta-feira (21), na sede do gabinete, a visita da deputada estadual Fabiana Barroso.

O encontro teve a finalidade de discutir a viabilização de instalações de cozinhas profissionais na região administrativa de Ribeirão Preto, por meio do projeto Cozinhalimento. A parlamentar ainda conheceu as principais ações e programas da Pasta.

O secretário, Antonio Junqueira, enalteceu o projeto que visa a capacitação e geração de renda da população. "Disponibilizamos R$ 60 mil para a compra de equipamentos, sendo que a prefeitura fica responsável pelo local", explanou o secretário.

A deputada estadual, Fabiana Barroso, recebeu todas as orientações acerca da implementação do programa. Em SP, há 158 cozinhas espalhadas em diversos municípios.

Outra temática discutida foi a valorização da produção regional paulista. “A compra de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar potencializa ainda mais o pequeno produtor”, ressaltou Antonio Junqueira. Às partes negociaram formas de propulsionar a agricultura familiar no abastecimento das escolas de São Paulo.

Estiveram presentes os coordenadores de Relações Institucionais da SAA, José Luís Fontes; da CODEAGRO, Diogenes Kassaoka; e da COSALI, Vanuzia Teixeira.

Cozinhalimento

O Projeto Estadual Cozinhalimento promove a instalação de cozinhas profissionais para capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricional, com foco na promoção de hábitos alimentares saudáveis, geração de renda e ações sociais para a população mais vulnerável.

O Departamento de Segurança Alimentar (Desans) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, responsável pelo Projeto, realiza cursos e palestras e supervisiona continuamente a execução dessa ação, proporcionando assim o desenvolvimento de uma agenda prática e proativa junto aos 305 municípios conveniados.