Representando o Secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Francisco Matturro, o Secretário Executivo de Agricultura e Abastecimento, Adriano Quércia, participa da inauguração da unidade do Cozinhalimento em Vargem Grande do Sul

Postado Em: 30/09/2022 - 18:37 | Autor: Assessoria de Comunicação

O Secretário Executivo de Agricultura e Abastecimento de SP, Adriano Quércia, representando o Secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Francisco Matturro, participou, nesta sexta-feira (30/09), da inauguração da unidade do Programa Cozinhalimento, em Vargem Grande do Sul, juntamente com o Prefeito, Amarildo Duzi Moraes, e o Subsecretário de Abastecimento e Segurança Alimentar da Secretaria de Agricultura, Celso Matsuda. Até dezembro, serão 305 cozinhas prontas em todo o Estado.

Por meio de convênios com as prefeituras, o Programa destina recursos para a instalação de uma cozinha profissional nas cidades do Estado de São Paulo. O Cozinhalimento tem o objetivo de promover a capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricional sustentável nos municípios conveniados. Além disso, promove a conscientização de práticas alimentares saudáveis e equilibradas, e realiza cursos, palestras, treinamentos e eventos educativos, visando a educação nutricional, o combate ao desperdício, a manipulação adequada e o incentivo ao empreendedorismo.

O Secretário Executivo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Adriano Quércia, em seu discurso, disse aos participantes que o Cozinhalimento foi um dos programas que mais lhe chamou atenção quando chegou à Secretaria, principalmente porque já havia trabalhado no Ministério de Agricultura e na Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). “Ele é muito importante, porque abraça de forma transversal o município com capacitação, empreendedorismo, saúde, desenvolvimento econômico e a área social, com a segurança alimentar”, explicou.

O valor aplicado no convênio com a prefeitura local foi de R$ 60 mil de um total de R$ 18 milhões investidos no Programa pelo Governo do Estado de São Paulo. O Secretário complementou, concluindo que “só quem tem sensibilidade e gosta de pessoas tem condições de realizar e erguer um programa desta magnitude”.

O Prefeito, Amarildo Duzi Moraes, fez questão de agradecer ao Secretário-Executivo e ao Subsecretário de Abastecimento pelos equipamentos e benefícios que a cidade tem recebido do Governo do Estado por meio dos programas Nova Frota SP e Melhor Caminho, entre outros.

Como já lhe haviam adiantado, o Subsecretário de Abastecimento e Segurança Alimentar, Celso Matsuda, em sua fala, reafirmou que a unidade de Vargem Grande do Sul é uma das melhores instalações de cozinha profissional do Cozinhalimento e disse que ficou surpreendido não só pelos equipamentos e utensílios, mas pelo ambiente exemplar para capacitação, ensinamento e educação, e principalmente para qualificação profissional das mulheres. “Muitas delas conseguem ter outra profissão preparando alimentos em casa”, enfatizou.

Participaram da inauguração em Vargem Grande do Sul, além dos citados, o Vice-Prefeito Celso Luis Ribeiro; o Presidente da Câmara Municipal, Paulo César da Costa; o Presidente do Conselho de Segurança Alimentar do Município, Lucas Buzato; a Diretora de Ação Social e Presidente do Fundo Social do Município, Eva Vilma da Silva Rodrigues; a Nutricionista responsável do Programa, Lívia Rosalin Miqueleto; e a Primeira Dama e Vice-Presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município, Maria Aparecida Moraes.