Representando o Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado, Francisco Matturro, o Secretário Executivo de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Adriano Quercia, acompanha ação do aceite do CAR e entrega do Rotas Rurais em Pardinho

Postado Em: 04/10/2022 - 17:31 | Autor: Assessoria de Comunicação

Adriano Quercia, Secretário Executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado, representando Francisco Matturro, Secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, participou nesta terça-feira (04/10) de mais uma ação conjunta que visa promover e recordar ao produtor rural a importância de dar o aceite no Cadastro Ambiental Rural (CAR). A ação ocorreu em Pardinho, na Casa de Agricultura, com a presença do Prefeito José Luiz Virgínio dos Santos, do Chefe de Gabinete do Município, Lucas Ramos, e do Coordenador Substituto da CATI Regional de Botucatu, João Brunelli Júnior.

Os proprietários rurais que participaram da ação também receberam impresso o endereço digital mapeado pelo Programa Rotas Rurais.

Ao conversar com proprietários presentes, o Secretário Executivo reforçou a necessidade de dar o aceite no CAR para a continuidade ao processo de regularização ambiental. Também recordou que o Estado já tem 100% das propriedades processadas e analisadas.

O Secretário Executivo aproveitou, ainda, para mostrar a eficiência do Rotas Rurais e recordar que Pardinho foi sede do Projeto Piloto do Programa. "É um programa inovador, que está levando o Estado de São Paulo a ser referência mundial", comentou.

O aceite no CAR é necessário para o produtor finalizar o processo de regularização ambiental da propriedade e não perder o direito aos serviços de agentes financeiros e cartórios. O prazo para que o produtor dê o "aceite" vai até 31 de dezembro de 2022.

O CAR é um registro eletrônico nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades rurais, compondo a base de dados para controle monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

O Rotas Rurais, iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento que permite a navegação pelo Waze e Google Maps, tem o objetivo de mapear propriedades, fornecendo o Endereçamento Rural Digital.