Saudabilidade, rotulagem nutricional e resíduos de alimentos são temas de fórum coordenado pelo Ital na Apas Show

Postado Em: 15/05/2023 - 18:45 | Autor: Assessoria de Comunicação

Tradicional evento voltado a supermercadistas acontece de 15 a 18 de maio no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento de São Paulo, está à frente de fórum dedicado a grandes temas de interesse da indústria de alimentos e da sociedade na Apas Show, tradicional evento para supermercadistas que acontece de 15 a 18 de maio, no Expo Center Norte, na capital paulista.

Programado para os dias 16 e 17, das 15h às 17h, o Fórum Alimentos Industrializados 2030 será composto por quatro painéis mediados pelo diretor de Assuntos Institucionais do Ital, Luis Madi: Saudabilidade, Redução de Resíduos, Alimentos e Bebidas Industrializados e Rotulagem Nutricional Frontal no Brasil. No segundo painel, a diretora geral do Instituto, Eloísa Garcia, apresentará como as inovações tecnológicas permitem a redução de resíduos de alimentos nos supermercados. Nos demais painéis, as apresentações abordarão as principais buscas do consumidor no setor de alimentos e bebidas, mitos e fatos dos alimentos e bebidas industrializados e o papel do supermercado na comunicação com o consumidor em relação à nova rotulagem.

Além de Eloísa, apresentarão painéis Gisele Pavin, Fernanda Martins e Patricia Mundstock Fischer, das empresas Nestlé, Unilever e Duas Rodas, nesta ordem. No primeiro dia, o painel dedicado à saudabilidade terá como debatedoras Regiane Locatelli e Claudia Algranti, da Ingredion, Barbara Santarosa Emo Peters, da IFF, e Raquel Casselli, do GFI, enquanto o painel sobre redução de resíduos contará com Paulo Pompílio, da Associação Paulista de Supermercados (Apas) e do GPA, e Juliana Abreu, da Unilever. Já no segundo dia Liza Bevilaqua, da Nestlé, fará parte dos debates sobre alimentos e bebidas e sobre rotulagem, acompanhada no primeiro painel por Cristiana Ambiel, do GFI, e no segundo, por Andréa Valença, do IFF.

“Sempre reforço a importância de mudarmos o papel do Brasil de celeiro do mundo para supermercado do mundo pelo potencial que tem nossa ciência e tecnologia de alimentos. Para isso, é fundamental a constante evolução e valorização de toda a cadeia produtiva, que inclui a venda dos produtos alimentícios ao consumidor nos supermercados”, afirma Madi, que anualmente representa o Ital na Apas Show.

Sobre o Ital

Localizado em Campinas/SP, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) realiza pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas.

Fundado em 1963, vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, o Ital possui unidades técnicas especializadas em carnes, produtos de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças e embalagens, sendo certificado na ISO 9001 com parte dos ensaios acreditados na ISO/IEC 17025.

Por meio do Centro de Inovação em Proteína Vegetal, do Núcleo de Inovação Tecnológica e da Plataforma de Inovação Tecnológica, o Ital estimula alianças estratégicas para inovação e projetos de cooperação. Possui ainda Programa de Pós-Graduação aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Outras informações estão disponíveis no site http://www.ital.agricultura.sp.gov.br.