Secretaria de Agricultura de SP estuda projeto para incentivar plantio do lúpulo no Estado

Postado Em: 03/04/2024 - 16:13 | Autor: Assessoria de Comunicação

Produção paulista tem como principais objetivos: reduzir a dependência externa e integrar o pequeno produtor à indústria por meio de apoio técnico

 

Uma planta pouco comum no Brasil pode ser desenvolvida em projeto pioneiro da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo em parceria com um grande grupo cervejeiro. Na terça-feira (03/04), o secretário Guilherme Piai recebeu representantes do Grupo Petrópolis, para debater a criação de um projeto de inovação e tecnologia com foco no desenvolvimento do lúpulo no Estado.

Hoje, São Paulo, apesar de liderar o maior número de cervejarias registradas no País, com 387 estabelecimentos, mais de 90% do lúpulo usado como matéria-prima da cerveja é importado dos Estados Unidos e da Alemanha, países que lideram o cultivo da planta, de acordo com o Anuário da Cerveja do Ministério da Agricultura e Pecuária.

O baixo plantio do lúpulo no Brasil se deve às condições climáticas, que carece de frio, altitude e incidência de luz. O país possui apenas 14 horas de luz ao dia, diferentemente do hemisfério norte, onde a produção da cultura é mais forte.

O objetivo da Secretaria de Agricultura é criar o maior ecossistema de pesquisa, desenvolvimento e transferência de conhecimento e tecnologia para o cultivo do lúpulo no Estado de São Paulo. “Queremos incentivar o pequeno produtor a explorar a planta em um campo experimental dentro do Estado, oferecendo capacitação e demanda para comercialização”, ressalta Guilherme Piai.