Secretaria de Agricultura de SP estuda termo de cooperação com empresa internacional de sementes vegetais

Postado Em: 13/03/2024 - 11:55 | Autor: Assessoria de Comunicação

Principal objetivo do projeto é difundir conhecimento sobre pesquisa e produção de sementes com foco nos pequenos produtores

Para intensificar o relacionamento com os Países Baixos e estudar oportunidades que melhorem a produtividade paulista, o secretário executivo de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Edson Fernandes, recebeu, na terça-feira (12/03), a empresa East-West Seed Global, que atua no desenvolvimento e melhoramento de variedades de vegetais tropicais.

Por meio de um termo de cooperação, o objetivo é aproveitar a oportunidade para a transferência de tecnologia entre a mundial e o Instituto Agronômico (IAC-Apta), que contemple os pequenos produtores e seja facilitador para o desenvolvimento das cadeias produtivas.

A empresa mundial forma produtores de vegetais e ajuda a maximizar seus rendimentos por meio de um melhor conhecimento sobre a produção de vegetais e competências agrícolas. A East-West possui um papel importante na Ásia, mas está em expansão na África e na América Latina.

A troca de experiências com o IAC, que possui o Laboratório de Sementes e Mudas, unidade responsável por analisar e certificar variedades com garantia de qualidade e preço acessível, é fundamental para a agricultura familiar paulista.

Este é o segundo encontro do conselheiro agrícola da Embaixada dos Países Baixos em Brasília, Paul Van de Logt, reforçando o compromisso de estabelecer cooperação com o Estado de São Paulo. “Parcerias em prol da pesquisa e de crescimento para o agro paulista são sempre muito bem-vindas”, afirmou o secretário-executivo.

Também estiveram presentes na reunião o subsecretário de Agricultura da SAA, Orlando de Castro, o coordenador APTA, Carlos Nabil Ghobril, o Assessor Assessoria Técnica, Ricardo Rosario. Pela CATI Regional de Santos, Gilberto Job Borges de Figueiredo, Laboratório Central de Sementes, Patrícia Ribeiro Cursi, CATI Regional de Bragança Paulista, Marcelo Baptista da Silva. E do IAC, Eliane Gomes Fabri e Lilian Anefalos. Além de Mary Ann Sayoc, chefe de Parcerias e Alianças da East-West Seed Global, a gestora de Recursos Humanos da EWS Brasil e Francisco Sallit.