Secretaria de Agricultura de SP participa do Encontro do Sistema Brasileiro de Inteligência do Sudeste

Postado Em: 21/09/2023 - 19:33 | Autor: Assessoria de Comunicação

Organizado pela Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), a programação do evento abordou as metas de transição energética para o Brasil

 

Na manhã desta quinta-feira (21/09), a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP participou do Encontro SISBIN Sudeste. Na ocasião, foram ministradas diversas palestras com foco em transição energética e metas de sustentabilidade do Brasil.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Antonio Junqueira, discursou na abertura do encontro e ressaltou dados relevantes a respeito da agricultura paulista. “No estado de São Paulo, o incremento de vegetação nativa é significativo. Atualmente, temos vegetação preservada para além do que estabelece o Código Florestal, com 24% do território coberto por áreas preservadas”, acrescentou.

Ainda, Junqueira comentou sobre a política de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) “É um compromisso do Governador Tarcísio de Freitas garantir a rentabilidade do homem do campo que segue a legislação ambiental. O produtor que estiver em dia ambientalmente e tiver a ‘cultura do mato’ em sua propriedade estará em vantagem em São Paulo”.


 

A Secretaria de Agricultura ainda exibiu um vídeo que aborda a sustentabilidade do agro do Estado. Com dados relacionados à economia paulista, os avanços do Cadastro Ambiental Rural (CAR), incremento de vegetação nativa e muito mais.

O encontro contou com a presença do diretor-geral da ABIN, Luiz Fernando Côrrea, do ministro substituto do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, o secretário municipal de Mudanças Climáticas, Giberto Natalini, o coordenador de Relações Institucionais da SAA, José Luiz Fontes, além de pesquisadores e cientistas brasileiros de destaque.