Secretaria de Agricultura de SP prestigia Congresso de Municípios em Campos do Jordão

Postado Em: 14/03/2024 - 22:24 | Autor: Assessoria de Comunicação

 

Promover a troca de experiências e capacitação entre servidores das esferas públicas foi um dos objetivos centrais da 66ª edição do Congresso de Municípios, que acontece em Campos do Jordão. O secretário executivo de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Edson Fernandes, participou, nesta quinta-feira (14/03), do primeiro encontro do Agroturismo do Alto da Mantiqueira, promovido pelos organizadores do congresso. A reunião foi primordial para alinhar com o grupo de trabalho e dar início às atividades de desenvolvimento das rotas do agroturismo na região.

Na ocasião, o secretário executivo destacou a importância do programa estadual Rotas Rurais para quem reside no campo. Além de inovações tecnológicas como a conectividade rural. "É um programa essencial que leva dignidade e cidadania. O endereçamento digital facilita a vida da população que reside na área rural. No caso da segurança e da saúde, por exemplo, agiliza a chegada de uma viatura ou ambulância", ressaltou o secretário.

O evento acontece no Centro de Convenções em uma área de 7 mil metros quadrados. Desde que começou, no dia 11 de março, o encontro já reuniu representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Estado e da União, para discutir assuntos relevantes aos municípios paulistas.

Rotas Rurais

O Programa Rotas Rurais da Secretaria de Agricultura de São Paulo, desenvolvido em parceria com o Google, fornece ao produtor rural o CEP digital de sua propriedade. A iniciativa visa facilitar a vida no campo, como a entrega e o recebimento de mercadorias e insumos, envios de viaturas e ambulâncias, por exemplo. O programa já recebeu o Prêmio Eu Esri 2022 (15/09) pelos avanços em georreferenciamento.

Antes do programa, propriedades agrícolas e até mesmo estradas rurais eram difíceis de serem localizadas. Desde que foi criado, o Rotas Rurais já mapeou mais de 57 mil km. Somente no ano passado,  foram 3 mil km de vias rurais cadastradas e mais de 302 mil propriedades geolocalizadas.