Secretaria de Agricultura discute melhorias em prol da suinocultura paulista

Postado Em: 02/04/2024 - 20:58 | Autor: Assessoria de Comunicação

Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS) requer a desburocratização e redução de ICMS para o setor; SAA promoverá reunião com Câmara Setorial de Suinocultura

 

 

 

O aumento da agilidade nos processos de fiscalização e inspeção animal e o ICMS em atividades que afetam o setor foram tema de discussão entre a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo e a Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS) nesta terça-feira, 02 de abril.

 

Os criadores que fazem parte da associação respondem por 64 mil matrizes suínas de um total de 65 mil no Estado de São Paulo, um mercado que movimentou R$ 1,6 bilhão em 2023. Apesar de não ser um dos líderes da suinocultura nacional, o setor paulista apresenta expressivo faturamento e geração de empregos.

 

“Estamos criando resoluções que serão grandes sucessos. A produção de biometano e biogás no Estado de SP será estimulada com procedimentos padronizados para qualquer usina que queira produzir biometano, aprovando a parte ambiental em 180 dias. A suinicultura se beneficiará da produção de biometano a partir dos dejetos gerados da atividade”, destacou o secretário de Agricultura, Guilherme Piai.

 

A desburocratização do setor e a ampliação de capacidade de produção também foram discutidas durante o encontro com os representantes do setor, visando estimular o setor com segurança jurídica e sanitária. Por isso, a Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo participará da próxima reunião, que contará com a Câmara Setorial da Suinocultura.

 

O encontro teve a participação do secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai; do coordenador de Assessoria Técnica, Alberto Amorim; do coordenador das Câmaras Setoriais, José Carlos de Faria e de Valdomiro Ferreira Júnior, presidente da APCS e presidente da Câmara Setorial de Suinocultura.