Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo realiza entregas no Governo na Área em Itapeva

Postado Em: 27/06/2022 - 15:30 | Autor: Assessoria de Comunicação

Nesta segunda-feira (27), o novo Governador Rodrigo, acompanhado do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro, do Prefeito de Itapeva Mario Tassinari, dos prefeitos e vereadores da região e convidados, participaram da reunião de secretariado e realizaram as entregas de máquinas em implementos agrícolas para fortalecer o agro da região, na última edição do Governo na Área.

A Região Administrativa de Itapeva possui uma produção agrícola avaliada em R$ 11,7 bilhões, que representa 11% do total do estado. Destacam-se as produções de soja, milho, feijão, carne bovina e tomate de mesa. O município de Itapeva possui o maior valor bruto de produção do Estado de São Paulo. A Secretaria está presente na região com 40 técnicos da CATI, 18 técnicos da Defesa Agropecuária, além das unidades de pesquisa do IAC em Capão Bonito e Itararé, e no atendimento de 54 produtores com as linhas de crédito disponibilizadas pelo FEAP.

É também da Secretaria a ação transformadora realizada na Fazenda Lagoa Bonita, em Itaberá, que possui o contrato de licenciamento de tecnologia com o IAC, e que tem como resultado a multiplicação e comercialização das cultivares desenvolvidas pelo Instituto, o retorno dos royalties das vendas para o IAC e o auxílio nas pesquisas.

Para a Região Administrativa de Itapeva, a Secretaria de Agricultura entregou 21 viaturas do Programa Segurança no Campo, 250km de estradas recuperadas e perenizadas através do Programa Melhor Caminho, 18 convênios do Programa Cozinhalimento, sendo um deles para o município de Tajupá; 130 máquinas, caminhões, tratores e implementos, do Programa Nova Frota SP Não Para. Além disso, foram adquiridas mais de 600 toneladas de alimentos de 170 produtores, e mais de 60 mil cestas foram entregues para a população em situação de vulnerabilidade, pela regularização ambiental de propriedades pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR), que já processou 100% dos cadastros e até agora analisou 62% deles, e promoveu também ações de prevenção a incêndios para conscientizar, engajar e proteger as propriedades que ajudam a movimentar a economia do Estado.