Secretaria de Agricultura e Ocesp alinham plano de trabalho para incentivar o cooperativismo no Estado de São Paulo

Postado Em: 17/01/2024 - 18:17 | Autor: Assessoria de Comunicação

Estado abriga o maior número de cooperados do País, com cerca de 3,52 milhões de associados a mais de mil cooperativas

 

Nesta quarta-feira (17/01), o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, se reuniu com representantes da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) para traçar as novas frentes de trabalho de incentivo ao cooperativismo no Estado.

O secretário destacou algumas ações da SAA em prol dos pequenos e médios produtores, como os R$ 202 milhões liberados em crédito e subvenção pelo Fundo de Investimento do Agronegócio Paulista (FEAP), em 2023. A linha de crédito apoia financeiramente programas e projetos de interesse da economia do Estado de São Paulo a agricultores, pecuaristas e pescadores artesanais, bem como a suas associações e cooperativas.

No encontro, Guilherme Piai também reforçou o compromisso de ouvir o setor e estabelecer cada dia mais políticas que fortaleçam os trabalhadores rurais, inclusive para a compra de maquinários, com adequações de programas como o Pró-Trator, que dá suporte para a aquisição de máquinas e implementos agropecuários para o setor. “Em  nossa gestão o cooperativismo vai ser cada vez mais valorizado e incentivado. É um modelo de sucesso e precisamos ter essa cultura cada vez mais enraizada”, enfatizou Piai.

O presidente da Ocesp, Edivaldo Del Grande, apresentou um panorama geral das cooperativas, que só no Estado de São Paulo, somam 1.027 em sete ramos distintos. “Estamos dispostos a nos encontrar mais vezes com a Secretaria e auxiliar em tudo o que estiver ao nosso alcance para beneficiar o setor, bem como os cooperados do Estado”, afirmou Del Grande.

Durante a reunião, ficou acordado que novos encontros serão realizados para alinhar as principais prioridades para essa cultura e desenvolver em conjunto programas que deem suporte às cooperativas e cooperados. Também estiveram presentes na reunião o gerente geral da Ocesp, Luis Antonio Schmidt, os assessores de Relações Institucionais, Fernando Colombo e Ricardo Saboya, o consultor, Armando Sugawara e o assessor de Comunicação Fernando Ripari.