Secretaria de Agricultura entrega 34 máquinas do Programa Nova Frota aos municípios da região de Sorocaba

Postado Em: 14/04/2022 - 18:21 | Autor: Assessoria de Comunicação

Na quarta edição do Governo na Área, alguns municípios da região administrativa de Sorocaba receberam maquinários para fomento da agricultura

O secretário em exercício de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro, participou, nesta quinta-feira, dia 14, da quarta edição do Programa Governo na Área. O governador Rodrigo Garcia levou ao Parque Ecológico de Sorocaba a reunião do secretariado e realizou entregas do Nova Frota, que conta com 34 máquinas para a agricultura a 22 municípios da região.

“Passamos o dia com o governador aqui em Sorocaba, ouvindo as demandas dos municípios e entregando o maquinário do Nova Frota, que vai permitir que assim prefeituras façam a manutenção das estradas rurais. A SAA está em um processo de perenização de 5 mil quilômetros de estradas rurais do estado de São Paulo por meio do Programa Melhor Caminho e essas máquinas vão ajudar a manter essas estradas em boas condições“, disse Francisco Matturro.

Por parte da SAA foram entregues tratores de rodas 85cv, distribuidores de calcário, plantadora de grãos, pulverizadores, grades aradoras, arados subsoladores, caminhões-pipa, caminhões basculantes, pás-carregadeiras e motoniveladoras.


Sorocaba é uma das dez cidades mais populosas do estado, formando uma das regiões metropolitanas de São Paulo. Desde sua fundação, em 1654, o município figurou nos ciclos econômicos do país, especialmente Tropeirismo e Mineração, que trouxeram marcas características para a produção agropecuária local e, também, para o início do desenvolvimento industrial.

As feiras de tropeiros desenvolveram produções industriais caseiras e disposição de mão de obra, que impulsionou o cultivo de algodão e a abertura de tecelagens.

Esta diversidade constituiu o que se considera um dos pontos fortes do setor agro da região. Para a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), da SAA, a tradição das culturas existentes e a organização dos produtores através de cooperativas, associações e entidades de representação também são diferenciais.


Segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA), a região de Sorocaba é responsável pela quarta maior produção agropecuária do estado de São Paulo, com destaque para a produção de proteínas (aves, bovinos e suínos), laranja, cana-de-açúcar, uva de mesa, milho e soja.