Representando o secretário em exercício de Agricultura e Abastecimento, Francisco Matturro, o subsecretário de Agricultura, Orlando Melo de Castro, participou de evento de transmissão de cargo de chefe-geral da Embrapa Territorial, em Campinas, nessa segunda-feira.
Gustavo Spadotti, novo chefe-geral da unidade, é engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Agricultura pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp/Botucatu e ingressou na Embrapa 2012, atuando em diversos setores e diferentes unidades na área de pesquisa e gestão.
O cargo até então era conduzido por Evaristo Eduardo de Miranda, que chefiou a unidade de agosto de 2015 a dezembro de 2021.
"Ainda menino me apaixonei pela Embrapa e ao estilo de vida rural. Esperava os domingos para conhecer as novidades da Embrapa e ingressar nessa casa foi um sonho realizado. Foi na Embrapa Territorial que pesquisei e implantei ferramentas de inteligência aplicadas ao desenvolvimento rural sustentável", afirmou o novo chefe.
O presidente da Embrapa, Celso Moretti, ressaltou a importância da ciência no agronegócio. "O agro brasileiro é movido a ciência. Produzimos respeitando o meio ambiente", lembrando dos dados gerados pela Embrapa Territorial que mostram que o agro brasileiro preserva um terço de matas nativas.
O mandato de Gustavo se iniciou em 03 de janeiro e tem duração de dois anos, renováveis por duas vezes de igual período.
O evento contou com a presença de Andrea Moura, representando o Ministro de Agricultura; Tereza Cristina, deputada federal e ex-ministra da Agricultura; Sergio Tutui, coordenador da APTA; Antoniane Roque representando o coordenador da CATI; Eloísa Garcia, diretora do Ital; e demais parceiros da Embrapa e autoridades locais, estaduais e federais.