Secretaria de Agricultura recebe cônsul geral do Reino Unido para estreitar relações em prol do agro paulista

Postado Em: 16/01/2024 - 17:57 | Autor: Assessoria de Comunicação

Durante o encontro foi apresentado o atual cenário da agricultura no Estado, além de discutir planos e metas futuras no âmbito das relações comerciais

 

Na última segunda-feira (15/01), o secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, recebeu na sede da pasta, Jonathan Knott, diplomata britânico e cônsul geral do Reino Unido, para ampliar a cooperação entre o Estado e o país europeu, principalmente, em relação à exportação dos produtos.

O secretário ressaltou a experiência internacional na COP28, que aconteceu em dezembro de 2023, em Dubai, evento que contou com a presença da Secretaria de Agricultura e intensificou o relacionamento com muitos países que estiveram no encontro. “Há muita tecnologia no Estado de São Paulo, gostaríamos muito de poder colaborar com pesquisas e compartilhar boas práticas. Temos muita expertise em sustentabilidade, gestão verde e rastreabilidade, uma preocupação dos consumidores no âmbito do desempenho ambiental e da qualidade”, afirmou Knott.

Piai enfatizou o interesse do Estado acerca do tema e afirmou que implementar um sistema de rastreabilidade bovina no Estado de São Paulo é um dos objetivos da Secretaria de Agricultura. “Ao implementar essas medidas de forma coordenada, São Paulo desenvolverá um sistema de rastreabilidade bovina eficaz que contribua para a segurança alimentar, a sustentabilidade ambiental e a transparência na cadeia de produção bovina. A colaboração entre diferentes partes interessadas é fundamental para o sucesso desse processo”.

Na ocasião, foi apresentado um panorama geral dos programas e ações da SAA em prol do agro paulista, assim como as pesquisas realizadas pelos seis institutos da Secretaria vinculados à APTA.

Foi sugerido que seja listado uma relação das prioridades do país e da Secretaria, para que sejam desenvolvidas estratégias específicas de colaboração entre os países, além de promover futuros encontros que estreitam mais a relação entre o Reino Unido e o Estado de São Paulo.

A autoridade foi recepcionada pelo secretário de Agricultura, Guilherme Piai, pelo secretário executivo, Edson Fernandes, pelo subsecretário de Abastecimento, Diógenes Kassaoka, pelo coordenador de assessoria técnica, Alberto Amorim, e pelo coordenador de Transição Energética da Pasta, Ricardo Rosario. Participaram da reunião também, a equipe técnica do consulado do Reino Unido, o diretor do Ministério de Negócios e Comércio do Reino Unido no Brasil, Martin Whalley e o analista político, Felipe Morales.