Secretaria de Agricultura se reúne com Consulado da Finlândia em São Paulo

Postado Em: 16/01/2024 - 17:30 | Autor: Assessoria de Comunicação

Brasil e Finlândia estreitaram relações comerciais nos últimos anos; SP propõe aumentar exportações e transferência de conhecimentos

Nesta segunda-feira (15/01), o cônsul-geral da Finlândia em São Paulo, Kari Puurenen, visitou a Secretaria de Agricultura e Abastecimento com o objetivo de estreitar relações entre o país europeu, o Brasil e São Paulo visando a transferência de tecnologias e pesquisas e a realização de negócios internacionais.

Entre os temas destacados, estiveram o grande potencial paulista na produção de energia limpa com os biocombustíveis e o protagonismo mundial de São Paulo no setor sucroalcooleiro, na citricultura - principalmente o suco de laranja, e na carne bovina.

“São Paulo é o estado brasileiro com o melhor valor bruto por hectare, temos a maior diversificação de culturas do país e produzimos de forma extremamente sustentável: temos enorme potencial com biometano - o combustível do futuro -, nosso gado é precoce e sustentável e preservamos mais de 25% das nossas áreas florestais, acima do que o Código Florestal exige”, destacou o secretário de Agricultura, Guilherme Piai.

Existem mais de 170 usinas de açúcar e álcool no Estado, o que garante potencial para São Paulo se tornar o maior produtor de biometano do mundo, transformando resíduos da atividade sucroalcooleira em energia limpa, reduzindo aterros sanitários e a contaminação do solo, além de não gerar gases poluentes. Além dos benefícios ambientais, a transição energética impulsionada por biocombustíveis representa benefícios econômicos e sociais, o que pode representar oportunidades de negócio para investidores finlandeses.

A reunião também discutiu o aumento da exportação paulista para a Finlândia com contratos de produção fidelizada a longo prazo, o que protege o país das oscilações do mercado internacional.

O Brasil é o maior parceiro comercial da Finlândia na América Latina. O valor das exportações da Finlândia para o Brasil dobrou desde 2018, e está anualmente a mais de um bilhão de dólares. Mais de 60 empresas finlandesas estão operando no Brasil, empregando cerca de 15 mil brasileiros, segundo dados de 2022.

“O Brasil é uma potência na América Latina, tem um grande peso nas questões globais e multilaterais e está entre as dez maiores economias do mundo. Além disso, é um país democrático, um estado de direito e uma economia de mercado que possui os mesmos valores de direitos humanos da Finlândia. Temos uma ótima relação bilateral que esperamos poder desenvolver ainda mais”, afirmou o cônsul Kari Puurenen.

A expansão da conectividade rural no Estado também foi discutida e a possibilidade de implementar um projeto piloto será considerada após a assinatura de um termo de cooperação. A Nokia, empresa multinacional finlandesa, é a maior fornecedora de internet móvel 5G junto com a Ericsson.